É possível reverter o dano aos pulmões causado pelo tabagismo?


  • +A
  • -A
Imagem do post É possível reverter o dano aos pulmões causado pelo tabagismo?

O consumo de tabaco, realizado principalmente por meio do cigarro, é uma das principais causas de morte pelo mundo. A nicotina, que compõe o tabaco, provoca dependência química e o cigarro causa ainda inúmeros problemas de saúde nos sistemas respiratório e circulatório. Felizmente, hoje já existem tratamentos para quem deseja parar de fumar, assim como conhecimento científico para afirmar que é possível reverter alguns dos danos nos pulmões.

Sempre dá tempo de largar o cigarro

Boas notícias para quem fumou durante muitos anos ou que ainda enfrenta o vício. “Quem fumou um maço por dia ao longo de dez anos já está em risco extremamente aumentado de desenvolver câncer, enfisema e bronquite crônica”, alerta o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. Caso esse indivíduo pare de fumar antes de adquirir essas doenças, os danos são reversíveis e é possível ganhar até dez anos de vida com o fim do vício.

Mesmo aqueles que já desenvolveram um problema de saúde por causa do tabagismo podem impedir o avanço dos danos pelo corpo. “Evidentemente, não reverterão essas doenças, mas impedirão sua progressão, com redução de mortalidade em 30% em relação aos que continuaram a fumar após estes diagnósticos”, afirma o médico.

Danos em todo o corpo

Os danos causados a um órgão não ficam restritos àquela região, uma vez que o corpo humano funciona como um sistema integrado. “O monóxido de carbono imediatamente reduz a disponibilidade de oxigênio para todos os órgãos. O cigarro pode precipitar um infarto ou um derrame em uma pessoa que já tem uma artéria do coração ou do cérebro parcialmente obstruída”, explica Kirchenchtejn.

Além de causar dependência, o cigarro possui ainda 60 substâncias cancerígenas e outras cinco mil tóxicas, de acordo com o pneumologista. Em qualquer momento da vida, o fumante que decide abandonar o vício ganha tempo e qualidade de vida. “Melhor que nunca ter fumado é parar de fumar o mais cedo possível”, aconselha Kirchenchtejn.

 

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. CRM-SP 50579

TAGS
cigarro
dpoc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "É possível reverter o dano aos pulmões causado pelo tabagismo?"

Cleide da Silva

O mal q o cigarro causa já é sabido.o q faltou responder é o q se pode fazer para reverter o mal causado por ele!!!

Cuidados Pela Vida

Oi Cleide, caso o indivíduo pare de fumar antes de adquirir essas doenças (por exemplo, câncer, enfisema e bronquite crônica), os danos são reversíveis. Para aqueles que já desenvolveram um problema de saúde por causa do tabagismo, há maneiras de impedir o avanço dos danos pelo corpo. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.