Cigarro: entenda como o tabagismo é uma das causas para o aumento da pressão arterial


  • +A
  • -A
Imagem do post Cigarro: entenda como o tabagismo é uma das causas para o aumento da pressão arterial

A hipertensão é uma doença que, cada vez mais, preocupa médicos e órgãos de saúde. A doença demora a mostrar sinais e é capaz de produzir outros problemas no organismo, como acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. O tabagismo é um dos principais fatores que aumentam a pressão arterial e coloca em risco a vida de milhões de pessoas pelo mundo.

O cigarro é composto de nicotina. Esta substância, ao entrar no organismo, provoca a liberação da catecolamina, composto químico que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Com o tempo, o ato de fumar dificulta o transporte de oxigênio pelo corpo, aumenta a tonicidade muscular e entope os vasos sanguíneos, causando a hipertensão.

Fumante passivo

O fumante passivo também sente as consequências do tabagismo em sua pressão arterial. Para ele, o contato com o cigarro pode ser ainda pior, como afirma o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal: “O fumante passivo tem três vezes mais chances de sofrer eventos cardiovasculares, o que inclui hipertensão arterial, infarto e AVC.”

Depois de fumar, os efeitos nocivos do cigarro vão diminuindo. Entretanto, por 20 minutos, o sistema circulatório está exposto ao aumento da pressão arterial, que pode ser fatal para pessoas hipertensas. Somente cerca de oito horas depois é que os níveis de nicotina, de oxigênio e de monóxido de carbono retornam a uma quantidade aceitável.

A longo prazo

O tabagismo, ao longo do tempo, produz consequências graves. Uma delas é a falta de sangue em determinadas partes do corpo, como o coração, que pode deixar o órgão sem a nutrição adequada para seu funcionamento. Conhecido como isquemia, o problema é capaz de afetar todo o organismo. “As alterações vasculares contribuem para as alterações cardíacas, renais e pulmonares. Somos um só organismo e quando algo afeta um órgão, isso repercute em todo sistema”, analisa Benjamin.

Dr. Benjamin Farbiarz Segal é cardiologista formado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52.80252-2

TAGS
cardiovascular
cigarro
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Cigarro: entenda como o tabagismo é uma das causas para o aumento da pressão arterial"

edileuza franca

tenho prestado atencao que depois que me tornei ipertenca o cigarro tem me dado so problema sinto muito mal durante o dia acordo bem mais fumo o primeiro cigarro pronto acabou o dia vem o mal estar a pressao sobe sinto tonturas dor por todo lado nao sei oque e ficar bem depois que fiquei ipertenca por causa do cigarro se eu ficar nervosa fumo igual uma condenada ai so na upa pra resolver a pressao que vai la em cima hj decidi para de fumar ainda a tempo de recuperar minha saude sou nova tenho 36 anos e nao quero mais esse assassino na minha vida chega de passar mal

Cuidados Pela Vida

Oi Edileuza, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.