Ar-condicionado ou ventilador? Qual a melhor opção para pessoas com alergias respiratórias?


  • +A
  • -A
Imagem do post Ar-condicionado ou ventilador? Qual a melhor opção para pessoas com alergias respiratórias?

Espirros, coriza e coceira nasal insistente. Se você sofre com alergias respiratórias provavelmente se identifica com um ou mais desses sintomas. É muito comum surgirem dúvidas sobre o que pode ou não afetar a saúde e desencadear as crises alérgicas. Em dias mais quentes, por exemplo, é melhor optar pelo ar-condicionado ou ventilador? “Para que ocorra uma alergia é necessário que o indivíduo esteja geneticamente constituído e predisposto ao surgimento da mesma”, comenta Renato Clapp, alergista e imunologista do Centro Multidisciplinar Fluminense.

Fatores desencadeantes de uma alergia

Renato explica que os fatores desencadeantes de uma alergia respiratória são basicamente os relacionados ao meio ambiente. “Poeira, mofo, pelos de animais de estimação, pólen das plantas, variações climáticas acentuadas, cheiros fortes, entre outros”, lista. Por isto, uma das maneiras de conter as crises alérgicas é levar em consideração a prevenção com o meio ambiente adequado.

Ar-condicionado ou ventilador?

Muitas pessoas não conseguem dormir sem algum desses eletrodomésticos. Em regiões mais quentes, realmente, não tem como deixar de refrigerar o ambiente. Mas sempre surge a preocupação se eles podem agravar os quadros de alergia. O profissional explica que tanto o ventilador como o ar-condicionado podem ser usados, no entanto, faz um alerta. “É necessário boa higienização dos mesmos, com limpeza periódica das palhetas e substituição de filtro do ar com constância”. O ventilador, entretanto, precisa de uma atenção maior. “Se o ambiente contém poeira, por exemplo, o vento provocado pelo mesmo pode elevá-la, o que não acontece com o uso do ar condicionado”.

Outros cuidados importantes

Clapp conta que existem medicamentos capazes de estancar os sintomas e alguns, quando usados constantemente, impedem os surgimentos das crises. “Não podemos esquecer do tratamento com vacinas que favorece muito o controle da doença alérgica respiratória”. O próprio paciente deve ter cuidado quanto ao seu seu estilo de vida e ambientes que frequenta. “Mantenha o ambiente sempre arejado, sem mofo, acúmulo de poeira, pelos de animais, cheiros fortes. E evite ambientes fechados e que não sejam submetidos a limpeza periódica”, conclui.

– Renato Clapp é alergista e imunologista do Centro Multidisciplinar Fluminense. CRM-RJ: 52 46383-0 .

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Ar-condicionado ou ventilador? Qual a melhor opção para pessoas com alergias respiratórias?"

Adriana Rodrigues Mendes

Sou asmática

Cuidados Pela Vida

Olá Adriana, temos em nosso site várias matérias que falam sobre esta doença, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite
Abraços.

Luiz Ostermann

Olá. Tenho rinite alérgica e eventualmente asma. O consumo de comida com pimenta (moderado) pode aumentar o quadro alérgico?!Abraços,Obrigado

Valestan viana Gomes

Fico muito grato por poder comprar meu remédio mais barato, por isso estou a agradecer o programa Cuidados Pela Vida . Obrigado

Reginaldo tomaz

Fico feliz com a atenção dada a nos e aos conhecimentos adquiridos

Cuidados Pela Vida

Oi Luiz, é recomendado que você siga as orientações passadas pelo seu médico. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Valestan, ficamos felizes que você tenha gostado. O Programa Cuidados pela Vida é um programa de benefícios que faz parte do compromisso Aché Laboratórios em assegurar bem-estar e acesso a soluções inovadoras para uma vida com mais saúde. Desejamos boa sorte em seu tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Reginaldo, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Maria

Adorei as dicas, obrigada. https://www.saibatudomt.com.br/noticias/saude

Renato N. Queiroz

Nem ventilador e muito menos ar condicionado. Resolvi o meu problema de alergia com a adoção de um climatizador evaporativo. O sistema purifica o ar, climatiza (reduz temperatura) e umidifica levemente o ambiente.

Thiago

Tem esse comentário na matéria ( “Não podemos esquecer do tratamento com vacinas que favorece muito o controle da doença alérgica respiratória”).Gostaria de saber quais são essas vacinas pra cobrar meu médico.

Cuidados Pela Vida

Oi Thiago, a vacina é uma imunoterapia específica com alérgenos; é definida como o tratamento de doenças alérgicas, realizado com base em uma vacina de alérgenos, os mesmos que causam a alergia em questão. O médico após a avaliação e acompanhamento do paciente é que irá escolher ou não por esta opção de tratamento. Abraços.

ANTONIO LUIS ESTEVES BARATA

Eu tenho uma bomba chamado Alenia 12/400mg que e bom para a respiracao.e tambem da para a Bronquite tu posso DPOC:CID44.J9 ACONTECE QUE DESDE REMEDIO E CARO COMO POSSO FAZER PARA SER GRATIS.

Raquel Ferreira Gonzalez Y Gonzalez

Obrigada ,cuidados pela vida nos proporciona dicas importantes .Porém,vale a pena ressaltar que algumas pessoas alérgicas, também são hipersensíveis ao ar frio,nestes casos exposição ao ar-condicionado ,mesmo que higienizado desencadeia sintomas de crises respiratórias.

Cuidados Pela Vida

Oi Antonio, o medicamento Alenia participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Vanessa

Existe vacina rinite? Onde encontrar?

Cuidados Pela Vida

Oi Vanessa, a vacina é uma imunoterapia específica com alérgenos; é definida como o tratamento de doenças alérgicas, realizado com base em uma vacina de alérgenos, os mesmos que causam a alergia em questão. O médico após a avaliação e acompanhamento do paciente é que irá escolher ou não por esta opção de tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.