A cólera é uma doença que pode causar a diarreia?


  • +A
  • -A
Imagem do post A cólera é uma doença que pode causar a diarreia?

A cólera é uma doença infectocontagiosa do intestino delgado causada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae. Sua transmissão é fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados ou da manipulação de alimentos por pessoas infectadas. O principal sintoma é a diarreia, com perda grande e rápida de água, fluidos e sais minerais importantes, os chamados eletrólitos.  

“A doença que mais causa desidratação é a cólera e por isso ela é considerada bastante grave. A diarreia provocada por essa doença manifesta fezes em ‘água de arroz’, que são bem características dela”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann. As fezes da cólera são líquidas, acinzentadas, sem odor fétido ou sinais de sangue ou pus.

 

Sintomas da cólera e riscos da diarreia com desidratação grave

 


O grande problema da diarreia causada pela cólera é mesmo a desidratação grave, que pode ser acompanhada por outros sintomas perigosos, com risco real de morte. “A principal complicação da diarreia é a desidratação e o distúrbio dos eletrólitos, os quais podem, na forma mais grave, causar insuficiência renal, coma, arritmias cardíacas e morte”, afirma a médica.

Além da diarreia e desidratação, a cólera causa outros sintomas, como vômito e náusea, principalmente durante a fase inicial da infecção. “Os principais sintomas da desidratação mais intensa são: boca seca, irritabilidade, cansaço, olhos fundos, urina escura, pulso fino, pressão baixa e câimbras. Se alguns desses sintomas surgirem, procure imediatamente um médico”, recomenda Amanda.

 

Prevenção e tratamento da cólera

 


A prevenção da cólera passa por saneamento básico e hábitos simples de higiene, como lavar sempre as mãos com sabão, lavar bem legumes, frutas e verduras, e evitar alimentos de procedência duvidosa. O tratamento consiste em reidratação (com soro caseiro ou soluções farmacológicas reidratantes), suplementação de zinco, principalmente em crianças, e uso de antibióticos, caso seja indicado pelo médico.  

 

Dra. Amanda Buchmann é gastroenterologista do Setor de Gastro-hepatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52918555

Foto: Shutterstock

TAGS
diarreia
suplementos
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A cólera é uma doença que pode causar a diarreia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.