Os vasinhos provocam mais dores que as varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Os vasinhos provocam mais dores que as varizes?

As varizes nada mais são do que veias “saltadas”, ou seja, tortuosas e dilatadas. Elas vêm acompanhadas de vasos menores, chamados de “vasinhos” ou microvarizes, que também são bastante perceptíveis. Tanto as varizes quanto os vasos de menor calibre causam dor, porém estes últimos nem sempre cursam com o sintoma.

 

Sintomas provocados por varizes e vasinhos

 

“Habitualmente os ‘vasinhos’ são assintomáticos. São um problema estético para muitas pessoas devido sua aparência e localização. Pode acometer todo o membro inferior, desde a coxa, joelho, perna, tornozelo até os pés. Entretanto, eles também podem causar sintomas, tais como dor localizada, queimação, formigamento e prurido (coceira)”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.


As varizes, por sua vez, estão quase sempre associadas à dor e outros sintomas, como cansaço nas pernas, inchaço (edema) e câimbras, além de coceira e formigamento nos membros inferiores, que também podem ser provocados pelos vasinhos. Além da frequência, a intensidade da dor provocada pelos vasinhos também não é maior do que das varizes.  

Diferença entre vasinhos e varizes


As varizes dos membros inferiores são veias que se apresentam dilatadas, tortuosas e alongadas. Por conta disto, se tornam visíveis e deixam de conduzir o sangue de forma adequada, muitas vezes causando desconforto. Já os vasinhos são pequenas veias avermelhadas ou azuladas, com diâmetro que varia de 0,1 mm até 1 mm. Eles podem aparecer espalhados irregularmente nos membros inferiores, mas o mais comum é que se manifestem em conglomerados de intensidades variáveis.


“Os pacientes podem apresentar varizes isoladas, sem vasinhos ou com vasinhos isolados, sem varizes; entretanto o mais habitual é que as duas condições se manifestem ao mesmo tempo. Em algumas situações, no trajeto das varizes podem surgir vasinhos. Isto se deve ao aumento de pressão venosa local”.


Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

 

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Os vasinhos provocam mais dores que as varizes?"

Patrícia

Eu tenho varizes de baixo calibre e vasinhos também e realmente são esses sintomas mesmo de coceira de dor e cansaço nas pernas e no meu caso são nas panturrilhas.Minha angiologista disse que as varizes alimentam os vasinhos e me recomendou o uso das meias o que melhorou demais todos os sintomas que eu sentia.Procurem um angiologista para receitar a meia que melhor adequa ao seu caso.Fica a dica.

Silvana Rocha

Tenho varizes e começaram com vasinhos sofro muito porque estão bem avançadas mais por motivos de trabalho não pude tratar agora sofro muito e muito difícil fazer o tratamento no sus

Renata Andrade de Carvalho

Eu tenho 27 anos e já faço tratamento de vasinhos e varizes. Hoje faço uso periódico de medicamento e diário da meia compressiva. De seis em seis meses faço algumas aplicações também.O uso da meia mudou tudo. Melhorou muito! No final do dia o uso da meia faz muita diferença. Hoje faz parte do uniforme de trabalho kkkk

osmardeoliveira2011@yahoo.com.br

Ótima matéria sobre as varizes e vasinhos, como eu tenho muitas nas duas pernas e muito aparente, me despertou muito enteresse no assunto e no meu tratamento. Desejo receber mais informações.

aini ferreira de sant'anna

sofro de varizes a 10 anos, o último NRA foi abaixo de 1, a Dr. mudou para o XARETO, mesmo usando meias que vão até o joelho tenho de sentar o mais rápido possível, sinto dormensia, e muita dores nas batatas da perna, tenho de operar a coluna e o neuro cirurgião só quer me operar com a presença da angiologista, tem de colocar um filtro na virilha em seguida iniciar a cirurgia, minhas pernas o melhor os pés quando ando ficam preto, deito em casa e coloco as pernas o mais alto que posso, então começam a fica mais ou menos . agradeço e gostaria de sua sugestão, se devo ou não continuar com o remédio XARETO, antes éra o MAREVAM. atenciosamente

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aini, orientamos você a seguir as recomendações do médico que te acompanha. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.