Varizes sem tratamento: Quais são as principais complicações da doença?


  • +A
  • -A

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), o cansaço e a sensação de queimação nas pernas estão entre as principais queixas dos pacientes com varizes. É preciso procurar um médico para descobrir como combater a doença, já que existe o risco das varizes sem tratamento causarem sintomas mais graves e evoluírem para quadros mais complicados. 

Varizes sem tratamento podem causar dores e úlceras crônicas


De acordo com o angiologista e cirurgião vascular Bruno Donegá Constantin, a maioria dos pacientes com varizes sem tratamento não tem complicações graves. “Entretanto, em uma parcela desses pacientes, esse quadro pode evoluir com úlceras crônicas nas pernas,
tromboflebites, infecções de pele e dores crônicas”, alerta o médico. 

Esses problemas podem reduzir significativamente a qualidade de vida do paciente com varizes. “Isso impacta profundamente, principalmente pacientes ativos profissionalmente. Eles sofrem com dor, infecções e inflamação nos membros inferiores, que impedem essas pessoas de realizarem suas atividades cotidianas”, informa o especialista. 

Como funciona o tratamento de varizes?


Existem várias abordagens para o tratamento das varizes. O médico irá indicar as melhores medidas, de acordo com os sintomas do paciente, da localização das veias varicosas e da gravidade do quadro. Entre as opções mais utilizadas estão medicações,
meias de compressão e procedimentos cirúrgicos, além da recomendação da prática de exercícios físicos e da perda de peso. 

Para Dr. Constantin, não há como prever a duração do tratamento ou em quanto tempo o quadro estará estabilizado. “Não existe uma regra. Tudo dependerá da extensão da doença, da presença de comorbidades e se há histórico de trombose prévia. Mas, de forma simplista, o tratamento pode durar de semanas a meses”, explica o angiologista. 


Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): 
https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Donegá Constantin

Dr. Bruno Donegá Constantin

Angiologia

CRM: 147421 / SP

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Varizes sem tratamento: Quais são as principais complicações da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.