Varizes sem tratamento podem afastar as pessoas do trabalho?


  • +A
  • -A
Imagem do post Varizes sem tratamento podem afastar as pessoas do trabalho?

As varizes provocam sintomas incômodos capazes de atrapalhar significativamente a qualidade de vida. Quando não tratadas, elas podem fazer com que o paciente precise se afastar de suas atividades profissionais, pelo menos presencialmente, visto que a locomoção até o trabalho se torna inviável pela dificuldade de se movimentar normalmente.  

Principais sintomas das varizes que podem afastar o paciente do trabalho


“As varizes sem tratamento podem, sim, afastar as pessoas do trabalho. Ao longo de sua evolução, as varizes podem causar diversos sintomas, os quais, por vezes, são muito intensos e desconfortantes. Nestas situações, alguns pacientes podem não conseguir exercer suas atividades laborais, especialmente aqueles que necessitam ficar por longos períodos sentados ou em pé, sem se movimentar”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

Dentre os sintomas das varizes, destacam-se a dor, inchaço (edema), câimbras noturnas, sensação de peso e cansaço nos membros inferiores. Em estágios mais avançados, os pacientes podem apresentar escurecimento do tornozelo (dermatite ocre) e úlceras varicosas. Estas são as situações em que é muito comum os pacientes não conseguirem trabalhar. “Além da dor, em algumas situações, o aspecto visual pode ser determinante para afastar o paciente de suas atividades laborais”, completa Fukushima.


Como tratar os sintomas para que o paciente possa voltar ao trabalho?

 

Uma das medidas mais simples e ao mesmo tempo eficazes para melhora dos sintomas é repousar com os membros inferiores elevados, acima do nível do coração. Nesta posição, a gravidade facilita a circulação, melhorando o retorno venoso. “O fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, em especial a musculatura da panturrilha, também auxilia no alívio dos sintomas e na melhora da circulação”, recomenda o médico.

Outra medida que ajuda bastante a melhorar a circulação dos pacientes com varizes e aliviar os sintomas é o uso de meias de compressão graduada. “Estas são meias especialmente desenvolvidas, que exercem pressão nos membros inferiores de forma a favorecer a circulação. Elas têm a maior pressão na região do pé e tornozelo e a menor pressão na região do joelho (meias 3/4) ou da coxa (meias 7/8)”, conclui Fukushima. O paciente deve, além disso, seguir o tratamento medicamentoso indicado pelo angiologista, para impedir que os problemas de circulação nas pernas se agravem ainda mais.

 

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Varizes sem tratamento podem afastar as pessoas do trabalho?"

Luiz Henrique

Bom dia.Muitos falam que é perigoso fazer longas pedaladas 2-3h com estas varizes pelo fato do esforço exercido mas tenho notado grande melhora nas dores ou sensação de peso nas pernas apos inicio dos pedais,ate que ponto e bom ou ruim tem restrição?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luiz, a prática de exercícios físicos é recomendado para o tratamento das varizes desde que não seja feita de forma exagerada. “A prática de atividades físicas intensas, com alta carga e por período prolongado, pode agravar o quadro de varizes e prejudicar o seu tratamento”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima. Se exercitar normalmente, não gera problemas, pelo contrário, é benéfico para tratar as varizes. Segue abaixo o link de uma matéria que pode te ajudar. Abraços!

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/varizes/pegar-peso-tratamento-varizes

Paulo Gomes Silva

Gostaria de saber, se eu posso repousar usando as meias?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Paulo, converse com o angiologista, pois o tempo correto de utilização das meias elásticas pode variar a cada paciente. Abraços.

Márcia Ap. Marcondes S. Mammana

Tenho duvidas sobre o uso das meias de compressão 3/4 ou 7/8, se elas não prejudicam as partes que não estão com a meia. Sempre uso a meia-calça, mas é mais incomodo e gostaria de estar usando uma das que citei, porque meu problema maior no momento é no tornozelo. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Márcia,
O que diz o seu médico? As vezes é necessário o uso da meia calça pára que não sejam comprimido o fluxo sanguíneo em outras áreas, mas só uma conversa com ele pode te esclarecer isso. Abraços

José Beniste

A orientação para o uso de meias de pressão melhorou consideravelmente o problema das varizes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jose, é bom saber que teve melhoras. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.