Varizes: O que são os remédios venotônicos? Como eles agem?


  • +A
  • -A

Varizes são veias que se tornam tortas e dilatadas devido a deficiências na circulação, que geram acúmulo de sangue principalmente nas veias das pernas. Notou o surgimento do problema? Está na hora de procurar um médico para tratá-lo. Uma das abordagens possíveis é o uso de remédios venotônicos.

 

Uso de medicamentos venotônicos ajuda a tratar varizes

 


“Os medicamentos venotônicos atuam na ‘parede’ da veia, induzindo o mecanismo de contração e de relaxamento. Eles têm ainda ação anti-inflamatória, reduzindo o inchaço”, explica o angiologista Dr. Carlos Peixoto, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Estes medicamentos também aumentam o tônus das veias e a resistência dos pequenos vasos sanguíneos.

Os venotônicos podem ser associados a outras medidas para reduzir os sintomas das varizes e garantir o sucesso do tratamento. “O uso de meias elásticas, o controle do peso e do sedentarismo são as principais medidas que devem ser tomadas, mas há também a espuma densa, o endolaser,  a radiofrequência e a microcirurgia. O melhor tratamento deve ser definido conforme o tipo de varizes”, afirma o angiologista.

Casos graves de varizes podem precisar de cirurgias

 


De acordo com Peixoto, casos graves exigem medidas mais drásticas para a recuperação do paciente. “A ação deste tratamento é limitada nos casos de varizes avançadas, com a pele comprometida, a fibrose, ou úlceras”. Nos quadros mais graves, pode ser necessário recorrer a outras medidas, como as cirurgias de remoção de varizes.

A ausência de tratamento para as varizes pode gerar complicações e manter os sintomas, provocando desconforto nos pacientes. Dores, úlceras, inchaço, queimação, câimbras, sensação de peso e cansaço nas pernas e nos pés, além do aumento da visibilidade das veias, são alguns dos sintomas das varizes.

 

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-30863-5

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Carlos Peixoto

Dr. Carlos Peixoto

Angiologia

CRM: 52-30863-5 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
sangue
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "Varizes: O que são os remédios venotônicos? Como eles agem?"

Neli de Araujo

como esta sendo feita as operações de varizes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neli, as cirurgias são necessárias quando as varizes já se encontram em um estágio mais avançado. Elas podem ser convencionais, a laser ou radiofrequências. A convencional e a laser são feitas sob anestesia raquidiana. Na primeira, as varizes são removidas com microagulhas, na segunda, as veias doentes são “queimadas”. Já a radiofrequência é um método alternativo para tratamento da safena e evita incisões. Um cateter é inserido dentro da veia, onde é aquecido para dar encolhimento às fibras e reduzir o diâmetro da mesma. Abraços.

fatima lenise de souza azevedo

minhas varizas são internas doeem muito queima e esta com uma aparecia feia

Teresa shimabukuro

Bom dia, Eu faço tratamento com medicação tanto oral quanto tópica, meu médico não aconselha a cirurgia para retirar as veias, disse que haveria complicações. Não consegui utilizar as meias de compressão. Será que eu posso fazer o uso da espuma? E nesses casos o convênio cobre? Grata Teresa.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Teresa, é muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou o específico para o seu caso. Você pode procurar uma segunda opinião de outro especialista, mas geralmente os médicos têm razão na indicação do tratamento. Abraços.

Sueli Moraes

Fiz cirurgia das varizes a 4 anos tirei a safena da perna esquerda mas fiquei com uma sensibilidade na perna começa próximo do peito do pé até um palmo acima já voltei na médica várias vezes fiz exames e não dá nada mas sinto MT dor não consigo mais usar calça jeans justinha; bota me incomoda MT gostaria da sua opinião .aguardo seu retorno

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sueli, não temos como fornecer informação sem conhecer o caso clínico, o ideal é que você agende uma consulta com um médico especialista para que ele possa solicitar exames específicos para entender o que está causando estes sintomas. Melhoras.

Maria

Já operei duas vez fiz cinco aplicações os vasinhos não secou nada o Que posso fazer .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, verifique com o médico que a acompanha qual o outro tratamento indicado para o seu caso. Abraços.

ANDREA

Bom mesmo seria se os tratamentos fossem acessíveis a qualquer pessoa, e não a uma minoria abastada de pessoas, já que uma cirurgia convencional pelo SUS leva anos pra ser feita, isso que não é apenas uma coisa estética, e sim um caso de saúde, que muitas vezes pode ser grave. Tratamento com espuma, então, só pra quem pode, não pra quem gostaria, ou precisa.

Andréa Evangelista

Bom diaMeu médico passou diosmin , e já tomo a três meses minhas pernas continuam mesmo sintomas , qual remédio ideal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Andréa, os pacientes cadastrados no medicamento Diosmin possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Diosmin. Abraços.

kenia

ja fiço aplicação,foram duas sessões até o momento,mais notei que a dor em minha cabeça aumento,o neurologista disse que é nervosismo,mais antes das aplicações de espuma eu não tinha essas dores tão intensas.e ja teve que fazer duas drenagem.pensei em deixar o tratamento,estou achando complicado e acho que falta um esclarecimento maior para mim a respeito do tratamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kenia, verifique com o médico uma outra opção de tratamento para o seu caso, ou de que forma você pode eliminar essas dores que você está sentindo. Melhoras.

Alexandre Rocha

Após uma caminhada mais intensa, em torno de uma hora e meia, principalmente no verão ou em dias de temperatura muito elevada, aparecem no terço inferior das pernas pontos avermelhados e sensação de ardência. Depois de 48 a 72 horas sem fazer qualquer esforço intenso, estes pontos avermelhados desaparecem. Qual a razão ou a causa deste quadro ou sintoma/sinal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alexandre, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

antonio alencar

Operei as varizes e removeu metade da safena da perna esquerda isto ja faz dois anos e a perna esquerda continua inchando muito volto ao médico ele manda tomar Diosmin mas não está resolvendo com o agravante que não posso usar meia elástica pois estou com obstrução nas artérias da perna alguma saída……..

Miriam Leila Parabelo dos Santos

Bom dia. Tenho muitos vasos , sinto dores intensas as vezes em uma perna só. Justo a que operei. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de ser atendida pelo Dr Carlos Peixoto para uma avaliação mais precisa.

Francisco de Assis da Silva mascarenhas

Na pantonilha tenho um pouco de varizes, e as sinto à perna ficar fraca, e me tontura, é como o sangue deixa de circular, e depois volta o normal, posso continuar à praticar esportes..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisco, o ideal é realizar uma consulta com o especialista, ele poderá te orientar adequadamente a respeito do seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.