Quais os principais cuidados para uma boa recuperação da cirurgia de varizes?

  • +A
  • -A

Em determinados quadros de varizes, é indicado o procedimento cirúrgico como medida de tratamento. Este recurso é utilizado em casos mais severos, nos quais apenas o tratamento básico não é mais suficiente para controle dos sintomas. Por mais que essa cirurgia seja considerada simples e de baixo risco, é importante ter alguns cuidados no pós operatório para que não haja complicações.  

Cuidados para uma boa recuperação da cirurgia de varizes


“O principal cuidado para uma
boa recuperação da cirurgia de varizes é seguir as orientações de pós operatório do seu médico. A cirurgia é considerada um procedimento rápido e eficaz, mas ainda assim não podemos dizer que seja isenta de riscos. Dentre as complicações mais comuns temos: trombose, problemas com anestesia, dor no local, dificuldade de cicatrização, manchas, queloides, alterações de conduções nervosas, etc.”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Segundo o especialista, para que todos esses fatores sejam diminuídos é fundamental, em primeiro lugar, seguir rigorosamente as orientações de um médico competente e de confiança. Depois, deve-se apostar no uso da meia de compressão e em visitas regulares ao consultório. “Adotar tais cuidados no pós-operatório imediato já ajuda a evitar muitas complicações”, afirma o médico.

Por mais que a cirurgia de varizes seja relativamente tranquila, o ideal é evitar chegar ao ponto de precisar de tal procedimento. Portanto, assim que os primeiros sintomas de varizes surgirem, o recomendado é buscar logo um médico para ter um diagnóstico e tratamento precoces. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores as chances de uma recuperação simples e rápida.

Dicas para evitar varizes


De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), algumas dicas podem ajudar a
evitar a manifestação de varizes, tais como: realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão médica; não fumar; não usar hormônios anticoncepcionais; apostar em uma dieta rica em fibras para evitar constipação intestinal; manter um peso corporal adequado; e não permanecer muito tempo parado, seja em pé ou sentado. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):

https://sbacv.org.br/varizes/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Quais os principais cuidados para uma boa recuperação da cirurgia de varizes?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.