Como é o processo de formação das varizes?


  • +A
  • -A

As varizes se formam por conta de problemas circulatórios – especialmente nos membros inferiores do corpo – que estão relacionados a diversos fatores. Obesidade e sedentarismo são condições importantes para o desenvolvimento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, as varizes se manifestam com maior incidência nas mulheres.   

“As varizes acarretam alterações no padrão normal de circulação dos membros inferiores, proporcionando aumento de volume e pressão de sangue nas extremidades. De forma resumida, o sangue venoso dos membros inferiores deve apresentar sentido cranial, ou seja, em direção ao coração. Nos pacientes com varizes, esta dinâmica é alterada, de modo que o sangue também apresenta sentido caudal, ou seja, em direção aos pés”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima. 

Fatores que ativam os sintomas das varizes


Segundo o especialista, isso se deve a uma falha nas válvulas presentes nas veias dos membros inferiores em barrar o retorno de sangue. “Esta condição é conhecida como refluxo”, afirma o médico. Com o acúmulo de sangue resultante, logo o paciente começa a apresentar os sintomas do quadro, que vão além da dilatação das veias.
Inchaço local, queimação, dor e sensação de peso nas pernas também são bastante perceptíveis. 

“A manifestação dos sintomas das varizes é resultado do acúmulo de sangue nas extremidades, aumento da pressão venosa local, acúmulo de mediadores inflamatórios e redução da oxigenação”, informa Fukushima. Para que tudo isso seja evitado e/ou controlado, é fundamental que o paciente esteja consciente das medidas indicadas de prevenção e tratamento para adotá-las, caso necessário.

Conheça as medidas de prevenção e tratamento da doença


A melhor maneira de prevenir as varizes é adotar desde cedo hábitos saudáveis de vida e mantê-los ao longo da vida. Portanto,
praticar exercícios físicos (aeróbicos e de fortalecimento muscular das pernas) e ter uma alimentação balanceada é fundamental. Essas medidas funcionam também para o tratamento do quadro, mas além disso é importante usar medicamentos indicados por um especialista que auxiliam o fluxo sanguíneo por todo o corpo. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular: https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é o processo de formação das varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.