As varizes podem provocar a internação de um paciente?

  • +A
  • -A

As varizes são um problema bastante comum, caracterizado por veias superficiais que se tornam dilatadas e tortuosas, causando dores nas pernas e sensação de peso. O quadro não costuma ser grave, mas em alguns casos, pode gerar complicações capazes de levar à internação do paciente. Descubra em que circunstâncias a hospitalização pode se tornar necessária. 

Complicações de varizes não tratadas podem levar a internação

 

“As varizes em si não causam hospitalização. Porém, algumas das suas complicações, que normalmente ocorrem após anos sem tratá-las, podem exigir um atendimento de urgência. Alguns exemplos são a varicorragia, rompimento de uma variz com sangramento, ou uma trombose venosa como complicação de uma varicoflebite”, explica a angiologista Aline Gaio.

Por serem uma doença progressiva, as varizes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), atingem estados mais graves em aproximadamente 11% dos casos. Entre as complicações causadas estão danos irreversíveis na região da pele afetada, descamação, ressecamento, dores, sensação de queimação, inchaço e até o surgimento de feridas que podem demorar para cicatrizar.

Cigarro e hábitos de vida sedentários devem ser evitados

 

Outras complicações, citadas pelo Ministério da Saúde são dermatite, eczema, pigmentação e escurecimento da pele e úlceras. Para preveni-las, o órgão recomenda que sejam evitados o tabagismo, o sedentarismo, o sobrepeso, a exposição da região afetada a altas temperaturas, traumas e lesões. Existem ainda fatores de risco inevitáveis, como a hereditariedade, gravidez, idade e níveis hormonais.

Vale lembrar que é fundamental procurar a ajuda de um especialista assim que surgirem os primeiros sintomas e sinais de varizes. Dessa forma, o tratamento pode ser iniciado antes que o quadro se agrave, obtendo resultados mais satisfatórios e possibilitando uma melhora mais rápida na qualidade de vida do paciente.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Venosa (SBACV): https://sbacvsp.com.br/insuficiencia-venosa-cronica-varizes-dos-membros-inferiores/

Dados do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/247_varizes.html

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Gaio

Dra. Aline Gaio

Angiologia

CRM: 52-78934-8 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "As varizes podem provocar a internação de um paciente?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.