Por que as varizes são mais comuns nas pernas?

  • +A
  • -A

Sensação de peso, queimação, coceira e inchaço, além de alterações na tonalidade da pele, são alguns dos sintomas das varizes, doença que atinge cerca de 30% da população mundial, segundo o Ministério da Saúde. O problema afeta principalmente as veias da perna, tornando-as tortas e dilatadas. Existe um motivo para as varizes serem mais comuns nessa parte do corpo? Descubra logo abaixo! 

Força da gravidade dificulta circulação do sangue nas pernas


“As veias são os vasos por onde o sangue retorna ao coração, com exceção das veias que saem do intestino e do baço e encaminham-se ao fígado. As veias da perna são as que têm maior extensão e, na maior parte do tempo (passamos muito tempo em pé ou sentados) o caminho do sangue é antigravitacional (ele precisa subir). Sendo assim, a pressão é maior que em veias de outras partes do corpo”, afirma a angiologista Nivea Lins. Como consequência, o sangue empoça nas pernas e causa alterações nas veias em quem tem defeitos na circulação sanguínea. 

Isso não significa que as varizes não possam surgir em outras regiões do corpo, como a pelve, o abdome, o tórax e o tubo digestivo. No entanto, nesses casos, seu desenvolvimento costuma estar ligado a outras doenças. “Nesses locais menos comuns, as varizes são secundárias a alguma patologia que aumenta a pressão venosa, como trombose, tumores, doenças do fígado e estenoses venosas relacionadas a cateteres”, afirma a médica.

É possível se prevenir das varizes?


Para evitar o aparecimento de varizes nas pernas, a primeira medida a ser adotada é se consultar com um médico para uma avaliação, já que o
principal fator de risco da doença é a herança familiar, segundo Dr. Nivea. Angiologistas e cirurgiões vasculares são os profissionais mais indicados para o diagnóstico e o acompanhamento da condição. 

Algumas mudanças na rotina também são importantes para evitar as varizes. Praticar exercícios físicos regularmente é um exemplo: além de ajudar a manter um estilo de vida saudável, atividades de baixo impacto podem melhorar a circulação do corpo. Em alguns casos, o uso de meias de compressão elástica também é recomendado. 


Dados do Ministério da Saúde:
http://www.blog.saude.gov.br/34909-o-que-causam-as-varizes

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nivea Lins

Dra. Nivea Lins

Cirurgia Vascular

CRM: 52-93017-2 / RJ

TAGS
circulacao
sangue
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que as varizes são mais comuns nas pernas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.