Varizes: Quais exercícios podem ser realizados para tonificar a panturrilha?

  • +A
  • -A

As varizes são veias dilatadas, tortuosas, deformadas e superficiais que surgem na pele, geralmente com a coloração azulada. Embora qualquer veia possa ficar varicosa, é mais comum que as veias das pernas e dos pés sejam as mais atingidas. A  Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) recomenda a prática de exercícios físicos como forma de se prevenir do problema, especialmente aqueles que ajudam a tonificar a panturrilha.

Tonificar a panturrilha ajuda a evitar varizes


Como a
panturrilha é fundamental para circulação dos membros inferiores, o ideal é que a musculatura dessa região esteja sempre fortalecida para impulsionar o sangue das pernas de volta para o coração. “Qualquer exercício para a panturrilha é benéfico. A musculação é uma excelente atividade, por exemplo. Deve-se evitar apenas os exercícios de alto impacto ou com alta força rotacional, como futebol, corrida e lutas”, informa o angiologista Jayme Ramos.

A prática de exercícios físicos é muito importante para a prevenção das varizes, já que o sedentarismo é uma das principais causas do problema. Além disso, manter o corpo em movimento ajuda a perder peso, o que também é necessário para evitar as varizes. Segundo a SBACV, fazer exercícios como a ginástica e a musculação não provoca riscos, desde que com a supervisão de um profissional especializado. Caminhadas, bicicleta e hidroginástica também são recomendadas. 

Varizes podem gerar complicações


Embora para muitas pessoas as varizes sejam um problema puramente estético, as veias dilatadas podem causar desconforto, dor e até indicar problemas de circulação. Varizes em estado avançado e não tratadas
podem causar complicações graves, como úlceras. “As varizes podem levar a flebites, inchaços, feridas, sangramento, infecção, tromboses e/ou tromboflebite, dores e insuficiência venosa”, alerta o médico.

Em geral, o tratamento envolve o uso de medicamentos, meias de compressão e atividades físicas orientadas, mas intervenções cirúrgicas podem ser indicadas para os quadros mais graves. O procedimento retira as veias que, por estarem doentes, não colaboram para a circulação sanguínea, possibilitando uma recuperação na drenagem venosa dos membros inferiores e a melhora dos sintomas. Vale lembrar que as consultas regulares com um especialista não devem ser deixadas de lado, uma vez que o tratamento pode variar de acordo com cada caso.


Dados da
Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): http://www.sbacvrj.com.br/semanavascularIX/cartilha.html

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Varizes: Quais exercícios podem ser realizados para tonificar a panturrilha?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.