Varizes: Que exercícios físicos podem ser feitos em casa para ajudar no tratamento?

  • +A
  • -A

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), uma das maneiras mais eficazes tratar as varizes e impedir a piora dos seus sintomas é manter uma rotina de exercícios físicos. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus e às atuais medidas de distanciamento social, as academias estão fechadas e muitas pessoas estão deixando as atividades físicas de lado. Mas, isso não deve ser motivo para parar! Confira alguns exercícios que podem ser feitos para ajudar no tratamento das varizes mesmo sem sair de casa.

Praticar exercícios físicos melhora a circulação do sangue


“Durante a quarentena,
podem ser feitas caminhadas, desde que obedecendo o afastamento das pessoas, pular corda, usar bicicletas ergométricas (para quem tem a possibilidade em casa) e agachamentos, que podem ser feitos com o peso do próprio corpo. O importante é fazer o que o seu corpo permite e com a orientação de um profissional. Se você já pratica exercícios, mantenha-os na medida do possível, com adaptações por estarmos em casa. Para as pessoas sedentárias, a recomendação é começar com calma”, orienta a angiologista Aline Gaio.

As veias se tornam varicosas, dilatadas e tortuosas, quando há algum problema na circulação sanguínea. Manter o corpo em uma mesma posição por longos períodos de tempo e ter hábitos sedentários são algumas das principais causas de piora da doença. Por isso, é fundamental se manter ativo mesmo durante a quarentena. “O exercício físico auxilia no retorno venoso, ou seja, na volta do sangue dos pés e braços para o coração. Então, qualquer tipo de prática, desde que não tenha peso em excesso, é benéfica”, explica a especialista.

Como evitar as complicações das varizes durante a quarentena?


Como as varizes podem gerar
sérias complicações, como rompimentos por causa de traumas, é recomendado prestar atenção em qualquer sinal de piora no quadro e, se necessário, procurar a ajuda de um especialista. “É importante que, em casos de inchaço nas pernas, sensação de pés ou pernas geladas, mudança na coloração dos pés e avermelhamento da perna, o paciente procure um angiologista o mais breve possível, pois são sinais graves, não devendo esperar o término da quarentena para averiguar”, alerta a médica.

A melhor forma de prevenir as complicações das varizes é evitar os fatores de risco. Além de fazer exercícios físicos, a SBACV recomenda que as pessoas com varizes parem de fumar, evitem ganhar peso, procurem orientação quanto ao uso de medicamentos anticoncepcionais e mantenham uma alimentação saudável e rica em fibras.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Gaio

Dra. Aline Gaio

Angiologia

CRM: 52-78934-8 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Varizes: Que exercícios físicos podem ser feitos em casa para ajudar no tratamento?"

Maria das Graças

Gostei muito das dicas de exercícios, estou mesmo precisando, tenho varizes na perna do lado direito. Gostaria de saber se meias kendal é uma boa dica para o dia à dia. E obrigada pelas dicas. Um abraço e cuide-se.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria das Graças. Ficamos muito felizes em saber que gostou da matéria. Quanto ao uso das meias compressoras, elas são parte importante do tratamento da síndrome varicosa, segundo o angiologista Jayme Ramos, o uso das meias é bastante indicado quando uma pessoa vai permanecer por muito tempo com as pernas para baixo, ajudando a fazer o fluxo de sangue ir contra a gravidade. De toda forma é indicado que procure um angiologista ou um cirurgião vascular para que ele analise a sua perna e indique o melhor tratamento a ser seguido. Deixo aqui uma sugestão de leitura: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/meias-compressoras-ajudam-tratamento-varizes. Cuide-se também e um abraço!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.