Varizes: problema pode voltar se o tratamento for abandonado?


  • +A
  • -A

Quadros de varizes costumam durar a vida inteira, pois a doença é considerada crônica. Portanto, o controle por meio de tratamento específico deve ser contínuo. Caso o tratamento seja abandonado, há o risco do problema voltar, não necessariamente nas mesmas veias que antes foram tratadas, mas em outras.  

Importância de manter o tratamento de varizes constante


“O problema pode voltar ou não caso o tratamento seja abandonado. A síndrome varicosa é muito associada a uma condição genética, hereditária. Então, mesmo após um tratamento de sucesso pode ocorrer o retorno das varizes. Não aquelas que foram tratadas, mas sim outras que podem se desenvolver depois que a medicação e os cuidados forem interrompidos”, explica o angiologista Jayme Ramos.

Essa necessidade de manter o tratamento sempre para controlar as varizes é a mesma observada em outros quadros crônicos, que exigem grande comprometimento do paciente. “As pessoas que sofrem de varizes devem encarar a situação como quem sofre de hipertensão, por exemplo, no sentido de necessitarem de cuidados constantes com seus respectivos problemas”.

Sintomas e tratamentos de varizes


O incômodo com as varizes costuma variar entre os pacientes, pois há
casos em que os sintomas todos aparecem e outros em que quase não há incômodo. Além das veias mais “saltadas”, pode ocorrer inchaço, dor, coceira e sensação de formigamento nas pernas. Para os que não sentem esses desconfortos, a preocupação com as varizes acaba ficando apenas na questão estética.

O tratamento das varizes pode ser clínico ou invasivo. O primeiro se baseia no uso de medicações específicas e de métodos que facilitam a circulação sanguínea nos membros inferiores, como compressão elástica, manter as pernas para o alto e sempre em movimento, praticar exercícios físicos etc. Já no segundo são utilizadas técnicas como laser, espuma densa e microcirurgia.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Varizes: problema pode voltar se o tratamento for abandonado?"

CRISTINA MARRA

Informações dadas por Dr. Jayme e Dr. Ricardo, ambos do Rio de Janeiro. Sou de São Paulo, poderiam indicar algum médico especialista aqui??Agradecida.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristina, o Dr. Rodrigo Bono Fukushima atua em São Paulo. Segue o contato dele: https://www.cfk.med.br/. Abraços.

aldecir silveira manhães

tenho varizes ,sou homem ,53 anos .no meu caso elas estouram e se transformam em úlceras ,depois que acontece isso ,o tratamento é longo e doloroso.por isso meu amigo ,se vc tem varizes ,trate ,pois pode piorar e tratamento longo para fechar a lesão ,olha que nem sou diabético e nem tenho vida sedentária ,tenho isso de herança .boa sorte para vcs

Antonio de Oliveira.

Eu não tinha Varizes, mas quando tinha 43 Anos me aconteceu um acidente ao descer próximo de Minha Casa cai num Buraco à Noite e no Tornozelo tive Duas Fraturas. Foi colocado uma Bota de Gesso, mas Três Dias Depois a Perna Esquerda com a Bota começou a Inchar, arrancaram o Gesso = Foram Três Episódios de Trombose e Hoje com 64 Anos faço Tratamento Constante com Médicos e Enfermeiras. Tive Diabetes e Feridas que é Difícil Cicatrizar, mas nunca perdi a Esperança. Hoje estão Fechadas e para Todos que tenha Varizes = Cuide Bem Delas e Não Deixe Piorar!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho em buscar uma melhor qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.