Varizes: problema pode voltar se o tratamento for abandonado?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho
- +A
- -A
Quadros de varizes costumam durar a vida inteira, pois a doença é considerada crônica. Portanto, o controle por meio de tratamento específico deve ser contínuo. Caso o tratamento seja abandonado, há o risco do problema voltar, não necessariamente nas mesmas veias que antes foram tratadas, mas em outras.
Importância de manter o tratamento de varizes constante
“O problema pode voltar ou não caso o tratamento seja abandonado. A síndrome varicosa é muito associada a uma condição genética, hereditária. Então, mesmo após um tratamento de sucesso pode ocorrer o retorno das varizes. Não aquelas que foram tratadas, mas sim outras que podem se desenvolver depois que a medicação e os cuidados forem interrompidos”, explica o angiologista Jayme Ramos.
Essa necessidade de manter o tratamento sempre para controlar as varizes é a mesma observada em outros quadros crônicos, que exigem grande comprometimento do paciente. “As pessoas que sofrem de varizes devem encarar a situação como quem sofre de hipertensão, por exemplo, no sentido de necessitarem de cuidados constantes com seus respectivos problemas”.
Sintomas e tratamentos de varizes
O incômodo com as varizes costuma variar entre os pacientes, pois há casos em que os sintomas todos aparecem e outros em que quase não há incômodo. Além das veias mais “saltadas”, pode ocorrer inchaço, dor, coceira e sensação de formigamento nas pernas. Para os que não sentem esses desconfortos, a preocupação com as varizes acaba ficando apenas na questão estética.
O tratamento das varizes pode ser clínico ou invasivo. O primeiro se baseia no uso de medicações específicas e de métodos que facilitam a circulação sanguínea nos membros inferiores, como compressão elástica, manter as pernas para o alto e sempre em movimento, praticar exercícios físicos etc. Já no segundo são utilizadas técnicas como laser, espuma densa e microcirurgia.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho
Angiologia
CRM: 52663859 / RJ
- 5 comentários para "Varizes: problema pode voltar se o tratamento for abandonado?"
-
CRISTINA MARRA
Informações dadas por Dr. Jayme e Dr. Ricardo, ambos do Rio de Janeiro. Sou de São Paulo, poderiam indicar algum médico especialista aqui??Agradecida.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Cristina, o Dr. Rodrigo Bono Fukushima atua em São Paulo. Segue o contato dele: https://www.cfk.med.br/. Abraços.
-
aldecir silveira manhães
tenho varizes ,sou homem ,53 anos .no meu caso elas estouram e se transformam em úlceras ,depois que acontece isso ,o tratamento é longo e doloroso.por isso meu amigo ,se vc tem varizes ,trate ,pois pode piorar e tratamento longo para fechar a lesão ,olha que nem sou diabético e nem tenho vida sedentária ,tenho isso de herança .boa sorte para vcs
-
Antonio de Oliveira.
Eu não tinha Varizes, mas quando tinha 43 Anos me aconteceu um acidente ao descer próximo de Minha Casa cai num Buraco à Noite e no Tornozelo tive Duas Fraturas. Foi colocado uma Bota de Gesso, mas Três Dias Depois a Perna Esquerda com a Bota começou a Inchar, arrancaram o Gesso = Foram Três Episódios de Trombose e Hoje com 64 Anos faço Tratamento Constante com Médicos e Enfermeiras. Tive Diabetes e Feridas que é Difícil Cicatrizar, mas nunca perdi a Esperança. Hoje estão Fechadas e para Todos que tenha Varizes = Cuide Bem Delas e Não Deixe Piorar!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.