Tratamento de varizes: quando a escleroterapia é indicada?

  • +A
  • -A

A escleroterapia é uma das formas de tratamento de varizes, doença que afeta cerca de 38% da população brasileira, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). O problema é causado por defeitos na circulação sanguínea que deixam as veias dilatadas e tortas, principalmente nas pernas, e deve ser tratado para evitar sintomas, como dor e queimação, e complicações. 

Escleroterapia é recomendada para tratar vasinhos

A escleroterapia não é considerada uma cirurgia, mas deve ser realizada em consultório médico por um profissional qualificado, como um angiologista ou cirurgião vascular. “Ela é indicada para qualquer paciente que tenha indicação de melhora estética de pequenos vasinhos das pernas”, explica o angiologista Bruno Constantin. 

No entanto, como é classificada como invasiva, a escleroterapia deve ser realizada depois de tentar outras formas de tratamento, como medicações e meias de compressão. Além disso, podem ocorrer complicações, como reação alérgica ao produto injetado, infecção local, trombose, manchas na pele e úlceras, e existem contraindicações:  “As mais comuns são alergia conhecida ao produto da escleroterapia, infecção de pele e diagnóstico de oclusão arterial crônica daquela perna”. 

O que é a escleroterapia? Qual é o seu objetivo?

“A escleroterapia é popularmente conhecida como ‘aplicações’ ou ‘secagem’ de vasinhos. É a injeção de alguma substância líquida esclerosante em veias de pequeno, médio e grosso calibre”, afirma o médico. Entre as substâncias, podem ser citadas a glicose e uma espécie de espuma feita com dióxido de carbono. 

O objetivo da escleroterapia é causar uma reação inflamatória na parede da veia para inativá-la e, consequentemente, fechá-la para que não haja mais fluxo sanguíneo passando por ela. Segundo Dr. Constantin, não é necessário fazer repouso após o procedimento e o número de sessões dependerá da quantidade de veias a serem tratadas. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):  https://www.sbacv.org.br/imprensa/estimativas/

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Donegá Constantin

Dr. Bruno Donegá Constantin

Angiologia

CRM: 147421 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Tratamento de varizes: quando a escleroterapia é indicada?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.