Trabalhar sempre em uma mesma posição pode piorar as varizes?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas trabalham várias horas por dia em uma mesma posição, seja em pé ou sentadas. Essa prática pode resultar em varizes, pois facilita o acúmulo do fluxo sanguíneo nos membros inferiores. Assim, o sangue não consegue subir e circular adequadamente pelo resto do corpo.

“Trabalhar sempre em uma mesma posição pode, sim, piorar as varizes. A gravidade é um fator que pode levar a um acúmulo de sangue em maior quantidade nas pernas. Se o paciente já tiver uma insuficiência venosa associada, isso vai ser ainda pior. Então, situações que fazem com que a pessoa fique muito tempo na mesma posição, em pé ou sentada, são fatores de riscos para varizes”, explica o angiologista Jayme Ramos.

 

Cuidados para evitar e amenizar as varizes

 

Como a maioria das pessoas não pode simplesmente deixar de trabalhar, é preciso encarar esse risco. No entanto, algumas medidas podem ser empregadas para amenizar os efeitos negativos. Uma delas é levantar periodicamente no trabalho para esticar e alongar as pernas, em saídas curtas para caminhar, seja na rua ou pela própria empresa. Caso seu caso seja o oposto, ou seja, se precisa ficar de pé o tempo todo, tente encontrar brechas para sentar e repousar as pernas.

“Pode-se fazer uma série de coisas para contornar essa situação. Por exemplo: usar meias de compressão, alternar as posições ao longo do dia, evitar passar muito tempo na mesma posição, utilizar medicações venotônicas, evitar o sedentarismo, manter-se dentro do peso, entre outras”, cita o especialista.

 

Medicamentos são fundamentais para o tratamento das varizes

 

Quem já sofre com as varizes e trabalha nessas condições desfavoráveis, deve, além de seguir essas recomendações, adotar o tratamento medicamentoso, pois, em muitos casos, só assim é possível amenizar de maneira efetiva os sintomas da doença (dor, inchaço, sensação de peso nas pernas e os próprios vasos deformados).

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Trabalhar sempre em uma mesma posição pode piorar as varizes?"

MARIA LUCIA VIEIRA

ótimos conselhos, precisamos não esquecer de cuidar da saúde que é bastante importante para termos qualidade de vida.Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

É isso mesmo Maria, a saúde sem duvidas é o fator mais importante quando falamos em qualidade de vida. Até logo.

Flávio

Meu pé está em chado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Flavio, para identificar a causa dos sintomas com precisão é importante uma consulta presencial com seu médico. Até logo.

Selma

Gosto muito das orientações. Tento segui -las

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Selma. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Continue nos acompanhando para receber mais dicas e informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até logo.

Cleusa simonelli martinez

Tenho mtos vasinhos atrás das coxas e.ardem mto por trabalhar mto em pé quais os procedimentos. Aplicação vai amenizar???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleusa. O angiologista Dr. Rodrigo Fukushima afirma que os profissionais que ficam com as pernas paradas e para baixo por longos períodos de tempo por dia terão maiores riscos de sofrerem com varizes, pois esta postura é prejudicial para a circulação. O surgimento e piora das varizes dos membros inferiores ocorre quando isso se prolonga por muitos meses. Procure um angiologista para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Paulo Cezar Rangel

Eu tomo esse remédio..cloridrato de tansulosina, eu posso comprar esse remédio usando o cartão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Paulo. Você pode conferir a lista completa dos produtos participantes clicando no link abaixo. Após a finalização do cadastro, você poderá comprar os produtos do programa em qualquer uma das nossas farmácias credenciadas. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/produtos-participantes

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.