Subir e descer escadas ajuda ou atrapalha o tratamento para varizes?

  • +A
  • -A

Manter o corpo sempre em movimento está entre as principais recomendações médicas para ter uma boa saúde. Subir e descer escadas em vez de usar o elevador é um exemplo de uma atividade simples de fazer. Mas, será que esse ato pode prejudicar o tratamento para varizes por exigir um esforço extra das panturrilhas, uma área já bastante afetada pela doença? Confira!

Como as escadas interferem no tratamento para varizes? 


Segundo o angiologista Jayme Ramos, preferir as escadas em vez do elevador pode trazer benefícios para o tratamento: “O hábito de subir e descer escadas fortalece a musculatura da panturrilha e isso melhora o retorno venoso para o coração, tratando a
insuficiência venosa e melhorando as condições de veias varicosas”. 

No entanto, para que o ato de subir e descer escadas tenha o efeito esperado no tratamento para varizes, é preciso que isso seja transformado num exercício físico. Ou seja, é importante fazer essa atividade diariamente e por um tempo maior e não apenas esporadicamente, pelo simples fato de haver escadas em casa ou no trabalho. 

Fazer exercícios ajuda no controle das varizes


Vale lembrar que, de uma forma geral, a
prática de exercícios físicos pode facilitar o tratamento para varizes. No entanto, é preciso prestar atenção ao tipo de modalidade escolhida. “Qualquer atividade sem impacto ou sem estímulos rotacionais intensos, como caminhada, musculação, pilates, natação, ioga e hidroginástica, pode ajudar”, informa Dr. Ramos. 

Por outro lado, o especialista alerta que esportes de alto impacto, como corridas, futebol e lutas em geral, podem piorar o quadro de varizes. Outros fatores capazes de agravar o problema são o sobrepeso e a obesidade, o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas e a falta de controle sobre outras doenças, como hipertensão e diabetes. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Subir e descer escadas ajuda ou atrapalha o tratamento para varizes?"

Paulo Mendes

Tenho problema de circulação meu médico passou para eu usar meias de compressão durante 6 meses, durante o dias subo e desço escadas, bom sabe que subir e descer escada ajuda, pós tinha essa duvida, q me esqueci de perguntar o médico, quando chego do trabalho ainda vou caminhar, mas agora vou evitar correr pós sempre, para não agrava o problema. Obrigado a todos vocês.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. Ficamos felizes em saber que contribuímos para o seu tratamento. Torcemos por você! Abraços.

Ana

Gostei das ponderações e sugestões. Tenho feito pilates e senti muita melhora na saúde em geral.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana. Ficamos felizes em saber que gostou da nossa matéria, e mais ainda por compartilhar conosco o seu progresso. Torcemos para continue obtendo resultados positivos. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.