AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os mitos e verdades sobre varizes?

    Uncategorized

    Por

    Varizes são veias dilatadas (mais largas do que o normal) localizadas nas pernas. São mais comuns em mulheres e apresentam como sintomas: queimação, inchaço, coceira, sensação de cansaço nas pernas, câimbras, entre outros. Por ser uma doença comum, gera muitas dúvidas. Veja o que é e o que não é verdade sobre ela:

     

    É verdade que existem cremes que amenizam as varizes?
    Mito: para melhorar as varizes é preciso reduzir o peso corporal, realizar exercícios aeróbicos e consultar um angiologista periodicamente. Soluções tópicas (aplicadas na pele) não alteram as varizes.

    Mesmo após o tratamento, as varizes voltam.
    Mito: as varizes tratadas não voltam. O que pode acontecer é o surgimento de novas varizes.

    Meias elásticas de compressão graduada melhoram a circulação.
    Verdade: o uso de meias elásticas contribui para o retorno venoso adequado. No entanto, é preciso ter prescrição e orientação médica para seu uso.

    As varizes são consideradas um problema genético.
    Verdade: caso haja familiares com varizes, existe maior chance para sua ocorrência.

    Cruzar as pernas causa varizes.
    Mito: porém, se houver tendência hereditária ou permanecer longos períodos na mesma posição, ao cruzar as pernas o fluxo sanguíneo pode ser diminuído/obstruído.

    Usar anticoncepcional pode causa varizes.
    Verdade: o uso de qualquer medicação hormonal pode influenciar nos vasos sanguíneos, prejudicando tanto sua flexibilidade, quanto sua resistência à pressão.

    Usar calçados com salto alto causa varizes.
    Mito: não existe comprovação científica de que o uso de salto alto cause varizes. Contudo, seu uso diário e por tempo prolongado pode dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, causando dor e queimação, por exemplo.

    A alimentação influencia no aparecimento de varizes
    Verdade: uma alimentação equilibrada auxilia na manutenção do peso adequado, o que reduz as chances do desenvolvimento de varizes.

    Referências:

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes