AchèAchè
    search
    Título

    Quais são e como funcionam os exames para detectar a intensidade das varizes?

    Uncategorized

    Por

    Varizes são aquelas veias que acabam ficando dilatadas e tortuosas e que se tornam visíveis na superfície da pele. É necessário dar atenção aos vasinhos, pois se não forem tratados, podem dar dor de cabeça, resultando de incômodas coceiras a úlceras e insuficiência venosa crônica. Sabendo disso, não deixe de procurar um angiologista para a avaliar os casos.
    Investigando as varizes
    O diagnóstico e intensidade das varizes podem ser feitos por meio de exames. Além da apuração clínica, o paciente pode ser submetido também ao eco color Doppler: “É um exame de ultrassom em que o médico utiliza a sonda conectada a um monitor que verifica fluxos e imagens dos vasos sanguíneos”, explica o Dr. Carlos Peixoto.
    O procedimento de análise mencionado pelo médico é indolor e pode ser realizado em clínicas de imagem.
    A importância do acompanhamento médico
    Uma vez feito os exames, o profissional, um angiologista ou cirurgião vascular, estabelece uma conduta clínica e explica ao paciente que varizes não têm cura e que, se cuidados não forem tomados, elas podem piorar com o passar do tempo e até desembocar em situações consideradas mais graves como flebites e tromboses: “As varizes têm seis estágios e podem evoluir das microvarizes para as úlceras, e isto pode ser prevenido. Além do tratamento em si, é importante explicar os fatores de risco que podem determinar a piora clínica, o controle e reavaliação ao longo da vida, que são necessários para evitar outras complicações temidas.”
    Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM-RJ 52509860.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes