Quais cirurgias podem ser indicadas no tratamento para varizes?

  • +A
  • -A

As varizes são um problema de saúde que pode causar queimação, sensação de cansaço e de pernas pesadas e inchaço, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Para se livrar desses sintomas, é fundamental procurar ajuda médica para iniciar o tratamento mais adequado. Em alguns casos, é necessário fazer cirurgias. 

Extração de veias doentes é uma das cirurgias para varizes


“Atualmente, para varizes, podemos realizar fleboextração, termoablação endovenosa e microcirurgia”, afirma a angiologista Aline Gaio. A termoablação endovenosa é uma cirurgia considerada pouco invasiva e utiliza a luz, se for por meio do laser, ou o calor, se for com radiofrequência, para fechar a veia doente. 

A fleboextração é a cirurgia convencional que retira as veias defeituosas. Este procedimento é indicado para veias grandes ou profundas e colabora para a melhora da circulação sanguínea, ajudando a aliviar os sintomas das varizes. Já a microcirurgia é também conhecida como flebectomia ambulatorial e envolve a remoção das varizes mais superficiais. 

Tratamento para varizes geralmente não é feito com cirurgias


No entanto, vale lembrar que
nem todos os casos devem ser tratados com cirurgias. “É importante a avaliação feita por um especialista e pode ser importante a realização de um doppler venoso, exame que ajudará o médico na escolha correta para cada caso”, informa a profissional. 

Alguns quadros podem ser tratados com medicações e cuidados, como manter um peso adequado, fazer exercícios físicos e não ficar parado durante muito tempo em uma mesma posição. De acordo com Doutora Aline, atualmente, existe a espuma densa ecoguiada, uma ferramenta bastante útil em casos selecionados. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Gaio

Dra. Aline Gaio

Angiologia

CRM: 52-78934-8 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais cirurgias podem ser indicadas no tratamento para varizes?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.