Por que as varizes geralmente se manifestam nos membros inferiores?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Bruno Donegá Constantin
- +A
- -A
As varizes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), são veias superficiais que se dilatam e alongam devido a alterações anormais na circulação do sangue. Essa condição, na maior parte dos casos, surge nos membros inferiores e existe uma explicação bem simples para essa maior frequência.
Gravidade influencia casos de varizes nas pernas
Segundo o angiologista Bruno Constantin, as varizes se manifestam quase sempre nas pernas por causa da gravidade. “As veias são responsáveis por levar o sangue de volta ao coração. Mas, as veias das pernas estão mais abaixo e longe do coração, sendo que o retorno do sangue é muito mais difícil do que nas veias dos braços, que estão mais próximas e praticamente no mesmo nível do coração”, afirma o médico.
Como as varizes ficam visíveis e, com o tempo, mancham a pele, acabam incomodando esteticamente. No entanto, isso é só a ponta do iceberg, já que a condição provoca dores nas pernas. É comum um paciente sentir câimbras, coceiras, sensação de cansaço e de peso nas pernas, além de inchaço e queimação também nos tornozelos e nos pés.
Problema também surge na pelve e nos testículos
Como a definição da doença não especifica um local, uma veia dilatada e torta em qualquer local do corpo também recebe o nome de variz. Para o especialista, as varizes também podem aparecer nos membros superiores, na região da pelve e na parede abdominal. Já nos testículos, as veias tortas e dilatadas recebem o nome de varicocele.
Vale lembrar ainda que o tratamento escolhido varia de acordo com o local afetado pelas varizes. “As varizes pélvicas, por exemplo, são tratadas, habitualmente, com a sua oclusão, através de embolização com agentes específicos, como molas e espuma de polidocanol. Já as varizes das pernas são habitualmente tratadas com a ressecamento das veias doentes”, explica o médico. Outras medidas indicadas são o uso de medicações e meias de compressão.
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Bruno Donegá Constantin
Angiologia
CRM: 147421 / SP
- 8 comentários para "Por que as varizes geralmente se manifestam nos membros inferiores?"
-
Leila Costa Teixeira
Tenho varizes e vasos, nunca fiz tratamento e gostaria muito de me livrar delas, porém,, sei que é um tratamento caro.Se houver um modo de tratamento acessível, me comunique.Aguardar resposta.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Leila. Aconselhamos que você verifique junto ao profissional essa possibilidade, pois existem várias abordagens para o tratamento das varizes. O médico irá indicar as melhores medidas, de acordo com os sintomas que você apresentar, da localização das veias varicosas e da gravidade do quadro. Entre as opções mais utilizadas estão medicações, meias de compressão e procedimentos cirúrgicos, além da recomendação da prática de exercícios físicos e da perda de peso. Segue matéria com mais informações sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/varizes-sem-tratamento-principais-complicacoes Abraços!
-
Celeste Alexandre
Sempre tive muitos casos na lateral dos pés, depois nas coxas, há 3 meses, elas estão se proliferando muito nas pernas e coxas e estou com cansaço nas pernas
-
Marilene
Estou fazendo aplicação de vazinhos, eles podem voltar ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Marilene. A escleroterapia (aplicação de vasinhos) é indicada em alguns casos, pois o resultado do tratamento vai depender do organismo de cada paciente. Aconselhamos que converse com o seu médico, para que seja esclarecido se o tratamento que foi lhe indicado terá eficácia de forma definitiva ou não. Abraços!
-
Nei Dibo
Boa noite! Solicito trocar meu e-mail atual: nf.dibo@uol.com.br para: neifdibo@gmail.com Agradeço. Nei Dibo CPF 21203253753.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Nei. Envie um e-mail para contato@cuidadospelavida.com.br explicando a situação. Ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento 0800 777 8432
(de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00). Até a próxima.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.