Pessoas jovens podem desenvolver varizes?

  • +A
  • -A

As varizes são veias que se tornam irregulares, tortuosas, dilatadas e superficiais devido a uma alteração funcional da circulação do sangue pelo corpo. Embora qualquer veia possa se tornar varicosa, a condição, em geral, costuma afetar mais os membros inferiores. O problema é frequentemente atribuído a pessoas mais velhas, mas será que os jovens também podem desenvolver varizes? Confira!

Entenda os fatores que levam alguém a desenvolver varizes


Segundo a angiologista Nivea Lins,
os fatores que levam ao desenvolvimento das varizes são independentes da idade do indivíduo. “Quando pessoas com predisposição familiar adquirem excesso de peso, tornam-se sedentárias, permanecem longos períodos do dia em pé ou sentadas, elas podem desenvolver varizes”, explica a médica.

Os casos de varizes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), atingem mais as mulheres que os homens. A gravidez é um fator de risco. As variações hormonais, o ganho de peso e o útero aumentado – comprimindo mais a veia responsável pela drenagem do sangue das pernas – presentes durante a gravidez contribuem para o surgimento do quadro.

Varizes sem tratamento podem gerar complicações


À primeira vista, a condição pode parecer apenas um incômodo estético, mas
as varizes podem gerar complicações. “O quadro pode causar inflamações, chamadas de tromboflebites, escurecimento da pele, edema (inchaço) e até mesmo feridas que não cicatrizam”, alerta a angiologista. Por isso, é fundamental investir tanto na prevenção quanto no tratamento adequado.

Alguns cuidados recomendados pela especialista são fazer atividades físicas regularmente, manter o peso correto, não fumar e usar meias de compressão, quando indicadas por um angiologista. É fundamental também manter um acompanhamento médico, uma vez que trata-se de uma doença de caráter crônico e sem cura.


Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):
https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nivea Lins

Dra. Nivea Lins

Cirurgia Vascular

CRM: 52-93017-2 / RJ

TAGS
circulacao
sangue
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pessoas jovens podem desenvolver varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.