A musculação de alta intensidade favorece o surgimento de varizes nas pernas?

  • +A
  • -A

As varizes não se restringem à questão estética, como as manchas na pele e o aparecimento das veias. Elas são um problema de saúde e devem ser tratadas adequadamente para evitar o surgimento de complicações e aliviar os sintomas, como as dores, o inchaço, a sensação de peso e de ardência na região afetada.

Conheça alguns dos fatores de risco das varizes


A prática de atividades físicas é uma das medidas indicadas pelos profissionais tanto para tratar quanto para prevenir as varizes. Mas, é preciso ficar atento porque nem todas trazem benefícios aos pacientes. “A musculação de alta intensidade nas pernas pode sim ser um fator para o aparecimento de varizes. Recomenda-se a musculação moderada, mas é preciso avaliar cada caso individualmente”, explica o angiologista Ricardo Nobili.

Alguns exercícios podem causar o aumento da pressão intra-abdominal e, assim, dificultar o retorno venoso, favorecendo o desencadeamento do quadro de varizes, segundo o angiologista João Augusto Bille. No entanto, ele explica que a maioria dos exercícios para pernas não tem esse feito, como é o caso do agachamento e da cadeira adutora.

Existem ainda outros fatores capazes de favorecer o surgimento de varizes, além da musculação intensa. Gravidez, excesso de peso, genética, uso de anticoncepcionais, idade avançada e trabalhar em pé ou sentado durante todo o expediente são alguns dos fatores de risco que devem ser levados em consideração.

Não é preciso parar de malhar


Para quem já tem varizes e iniciou o tratamento, os dois especialistas foram categóricos ao dizer que não é preciso interromper a prática da musculação. Mas, é importante fazer uma pausa de cerca de 48 horas depois das sessões de tratamento, além de manter o acompanhamento de um professor de educação física e do médico, que poderão analisar o caso e orientar a melhor forma de praticar as atividades.

Dr. Ricardo Luiz Guimarães Nobili é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-RJ) e atende em Duque de Caxias. CRM-RJ: 31788-7

Dr. João Augusto Bille é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular  (SBACV-RJ) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 69167-4

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
atividade-fisica
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

24 comentários para "A musculação de alta intensidade favorece o surgimento de varizes nas pernas?"

Hermes

Muito legal essas infomações,no meu caso herdei do meu pai, mas melhorei bastante quando pulo corda ou também tem alguma recomendação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Hermes, conforme informado na matéria a musculação de alta intensidade nas pernas pode sim ser um fator para o aparecimento de varizes. Recomenda-se a musculação moderada, mas é preciso avaliar cada caso individualmente. Procure seu angiologista para que ele possa avaliar e indicar os exercícios adequados para você. Até a próxima.

mariaoliveira

gostaria de receber dicas para evitar as varizes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, para que você tenha um tratamento preventivo é necessário uma consulta com o angiologista pois ele irá indicar o tratamento mais adequado para você pois cada paciente possui sua particularidade. Até logo.

Maria Ivanete

Bom dia , muito boas essas orientações, sei q necessito d atividades físicas mas por conta dos problema q tive em relação as varizes até já fiz cirurgia houve necessidade , temos q ter cautela, agradeço a vcs por está nós passando essas informações.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, nós do Programa Cuidados Pela Vida ficamos gratos com sua manifestação. Continue conosco para ter acesso a mais informações relevantes. Até a próxima!

Elizângela

Sinto muita dor na perna durante todo o decorrer do dia. Tenho vasos e veias . Trabalho em pé e sou hipertensa. Dói principalmente quando ando . Tenho 43 anos e tive duas gestações. Será caso cirúrgico?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elizângela. Para identificar o tratamento mais adequado, é necessária uma consulta presencial com o angiologista. Após exames, ele poderá prescrever o tratamento mais indicado para você.
Temos mais uma matéria que poderá te auxiliar.
Clique no link abaixo e confira. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/trabalhar-mesma-posicao-piorar-varizes

mariangela de Souza

Boa noite, obrigada pelas informações. Faço uso de Diosmim, pois desenvolvi IVC, por trabalhar sentada durante muito tempo(sou editora de texto e imagem). Por recomendação médica retornei para a academia. Me sinto muito melhor. Reduz bastante o desconforto nas pernas. Tenho 61 anos, sou bastante ativa, mas as varizes q eu não tinha , apareceram depois de retorno aos exercícios. Minhas séries são moderadas, sem cabeleiras e com ênfase nos aeróbicos, sem impacto.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mariangela, agradecemos por compartilhar conosco seu comentário. De acordo com especialistas para pacientes com Insuficiência Venosa Crônica os exercícios mais indicados são os que possuem menor poder de impacto como por exemplo hidroginástica, natação e bicicleta. Seguir o tratamento indicado pelo seu médico também é um fator crucial para amenizar os sintomas da doença e trazer uma grande melhora na sua qualidade de vida. Desejamos sucesso no seu tratamento! Abraços.

Aldilia Bezerra Guimarães De araujo

Como estou recém operada de varizes faço apenas caminhada para circulação é abdominal .caminhada faz bem para evitar varizes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aldilia, apesar de, em tese, qualquer tipo de exercício ser recomendado para o tratamento de varizes, o angiologista aponta que existem teorias indicando que algumas modalidades podem aumentar a chance de desenvolvimento de varizes nos membros inferiores. Esses exercícios seriam os que forçam muito a parede abdominal e os que exigem movimentos de grande impacto ou torção em membros inferiores. Exercícios com alta carga e levantamento de peso também podem trazer problemas para pacientes com varizes. Para inciar alguma pratica de exercícios físicos é importante consultar seu médico para que ele possa indicar o mais adequado para você. Abraços.

Raquel

Boa tarde! Em 2016 tive uma TVP, fiz o tratamento e hoje estou bem graças a Deus, faço uso apenas do diosmin. Na época fazia academia, musculação. Hoje não prático mais faço apenas uma caminha… seria bom voltar a fazer musculação?

osmair melo

Boa noite, sou osmair tenho 58 anos , Em 1991 tive há o inicio da primeira trombose venosa, que inciou na perna esquerda e com inicio de embolia pulmonar.Fiz tratamento de imediato de imediato parei de fumar. Aos poucos fui parando com há bebida alcolica( há oito anos só bebo vinho. em 2011 depois de 20 anos deu há trombose na virilha. em maio de 2018 tive uma embolia pulmonar venosa, hojê tomo charelto (anticoogulante) toda noite, Mais plático academia 3 a 4 vx por semana( faço esteira, e musculaçaõ incluindo pernas ,vou moderar ,por favor me oriente.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Osmair. Para orientações mais completas é crucial que você converse com seu médico, por ele ter acesso a seu histórico clínico poderá indicar o tratamento mais adequado para você. Desejamos sucesso no seu tratamentos. Até logo.

Valdete

Quanto tempo depois da cirurgia vascular eu posso fazer academia ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valdete. Cada paciente possui sua particularidade, sendo assim só é possível orienta-la de forma completa diante de uma consulta presencial. Converse com seu médico para que ele possa auxilia-la. Até a próxima.

Elizângela oliOlive

Tenho várizes na região pélvica ,veias super dilatadas, sinto muita dor do lado direito do pé da barriga, também já operei duas vezes as pernas, posso fazer academia ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elizângela. O tratamento das varizes inclui a realização de cirurgias quando as abordagens tradicionais aplicadas inicialmente, com remédios, por exemplo, não apresentam resultado. Porém, mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Por isso, os demais cuidados associados ao tratamento devem ser seguidos paralelamente à cirurgia. Procure uma consulta presencial com o especialista para que ele possa orienta-la de forma completa indicando as atividades físicas mais adequadas para você. Até a próxima.

Maria Lucia da silva

Tenho linfedema e estou acima do peso queria fazer alguma atividade física mas tenho medo por conta do meu problema vascular

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Procure atendimento em uma consulta presencial para que o médico possa avaliar seu caso e orienta-la de forma completa, indicando o tratamento mais eficaz e também as atividades físicas adequadas para você. Até a próxima.

Paulo R. S. Barbosa

Faço exercícios físicos diariamente, aeróbicos ( esteira ou bicicleta, as vezes elítpico) , musculação e alongamento . O exercício de membros inferiores normalmente é feito no máximo 2 vezes por semana. Diminui o peso no leg-press e na cama e cadeira adutora de acordo com o professor, mas continuo tomando um o Disomin 2 vezes ao dia, e as pernas, principalmente a esquerda não está inchando mais.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. Agradecemos o seu comentário. É muito importante seguir as recomendações médicas, para que dessa forma não ocorra o aumento de varizes ou o aparecimento delas em outras partes. Desejamos sucesso no seu tratamento!

Débora jubat

Gostaria de saber porque tem que ficar enfaixado tanto tempo a perna depois da cirurgia vascular

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.