Militar carioca está há 10 anos sem dores após iniciar tratamento para varizes


  • +A
  • -A

As veias do corpo são dotadas de um mecanismo responsável por manter o sangue fluindo em uma única direção. Quando seu funcionamento não ocorre de maneira adequada, o sangue pode se acumular em uma determinada área, causando deformações e inchaços nos vasos sanguíneos, além de dores, ardência e coceira na região afetada.

 

Varizes causam dor e inchaço

 

Esse problema recebe o nome de varizes e é mais comum nas pernas, principalmente em quem passa boa parte do dia em pé ou em uma mesma posição. Esse é o caso de José Ferreira, que desenvolveu problemas circulatórios nas pernas. O carioca atua como militar técnico em aviação e também como professor de matemática, duas profissões que, segundo ele, exigem bastante dos membros inferiores.    

“O problema não impediu nenhuma atividade da rotina porque temos que produzir, mas a qualidade de vida era prejudicada pela intensidade e pela frequência das dores de origem circulatória”, explica o morador do Rio de Janeiro, cuja esposa também sofre com varizes, mas na região pélvica.

 

Tratamento melhorou a qualidade de vida

 

Depois de consultar um médico de sua confiança, Ferreira iniciou um tratamento realizado com medicamentos que proporcionou uma melhoria no quadro da doença há cerca de 10 anos. “Hoje, é plenamente suportável. Tenho uma vida normal agora e conseguimos dar conta do dia a dia sem sofrimento”, afirma o professor. Ele também realizou a safenectomia bilateral, um procedimento que retira as veias safenas das duas pernas, para melhorar a circulação sanguínea e impedir o surgimento de complicações.

De acordo com o angiologista Bernardo Cunha Senra Barros, algumas medidas gerais podem ajudar no tratamento das varizes. Manter o corpo hidratado e praticar exercícios físicos, especialmente os aquáticos, estão entre eles. “O repouso com as pernas elevadas, além de períodos de descanso entre as atividades, também demonstram ótima resolutividade”, complementa o especialista.

 

Dr. Bernardo Cunha Senra Barros é angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM-RJ: 78472-9

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
superacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Militar carioca está há 10 anos sem dores após iniciar tratamento para varizes"

Alexandre Casalle

Eu gostaria de saber se a farmácia tem o remédio para o joelho: CONDROFLEX e qual seria o valor, muito obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alexandre, o Programa Cuidados pela Vida é um Programa que atende pacientes que utilizam medicamentos do laboratório Aché. O Condroflex não participa do Programa Cuidados pela Vida e não é fabricado pelo Aché laboratórios, dessa forma não podemos indicar rede credenciado ou valores. Orientamos você a verificar com o laboratório que o fabrica. Abraços

Sylvio Monteiro Leonardo

Irei fazer uma ultra-sonografia de dopller das pernas. Será que com o resultado poderei fazer a Safectomia bilateral?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sylvio. É necessário que você consulte seu médico, pois só é possível fazer a indicação do tratamento mais adequado para você diante de uma consulte presencial. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

José Fideles de Souza

Muito interessante o trabalho de vocês.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue por aqui para mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até breve.

Neuza Caetano

B.dia tenho mtos vasos.mto mesmo tenho mtas dores nas pernas.na parte inferior pesada dores constantes Preciso de ajuda!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neuza. Para iniciar o tratamento mais adequado é necessário buscar atendimento com o angiologista, assim será possível combater os sintomas de forma eficaz e trazer melhor qualidade de vida para você. Até a próxima.

ELENEIDE

Bom dia.Tive trombose venosa profunda pós cirurgia,há 16 anos e até hoje a minha perna equerda incha e doi.Tem dias que é uma dor cansada começando por baixo dos pés.E as vezes durante a noite as pernas ficam inquietas que não encontro posição para colocá-las,dificultando o sono.Faz 4 anos que fiz consulta e dopler da perna.Precisei fazer uma cirurgia do útero e tive muito medo de ter novamente o trombo.Graças a Deus ocorreu tudo bem.Hoje o meu tornozelo esquerdo é cheio de veias e doi.Segundo o médico tenho um tal de refluxo.obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eleneide. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco e ficamos felizes por saber da sua melhora. Converse com seu angiologista sobre os sintomas para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você, e assim trazer melhor qualidade de vida no seu dia-a-dia. Abraços.

Katiane

tirei a safena á 8 meses e agora meu tornozelo fica inchando isso é normal..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Katiane. Para identificar a causa dos sintomas é crucial buscar atendimento com o angiologista. Diante de uma consulta presencial será possível identificar a causa e o tratamento mais adequado para você. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.