Como funcionam as meias especiais que auxiliam no tratamento de varizes?


  • +A
  • -A

As meias de compressão utilizadas no tratamento de varizes ajudam a melhorar a circulação sanguínea, evitando que o fluxo se concentre nos membros inferiores. Um quadro de varizes é formado justamente por esse acúmulo do sangue nas pernas, sem conseguir subir e ir para o restante do corpo. A pressão gradual que essas meias especiais fazem facilita esse processo.  

As meias de compressão exercem pressão graduada nas pernas, ou seja, a pressão é maior na região do pé e tornozelo e menor na região do joelho (meias 3/4) ou na região da coxa (meias 7/8). Como a pressão é maior no pé e tornozelo e vai reduzindo gradualmente até a região do joelho ou coxa, ela direciona o sangue no sentido cranial. É um efeito físico, por diferença de pressão”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Modo de usar corretamente as meias de compressão

 

Antes do paciente adquirir uma meia de compressão, devem ser tomadas as medidas do diâmetro de sua perna, pois a ação das meias de compressão depende do nível adequado de pressão. Como as meias são feitas de um tecido elástico, a pressão correta depende do estiramento do tecido. Se esticar muito a meia, a pressão aumenta, e se esticar pouco, a pressão diminui.

“Um erro muito corriqueiro que vejo no consultório é o paciente pegar a meia emprestada de outra pessoa. Isto pode causar sérios danos. Por exemplo, se o paciente tiver a panturrilha grossa e a canela fina e utilizar uma meia que não seja adequada para este biotipo de perna, ocorrerá aumento de pressão na panturrilha (meia muito esticada), com baixa pressão no tornozelo (meia pouco esticada), o oposto do recomendado. Isto direciona o sangue em sentido inverso e a paciente terá piora dos sintomas”, alerta Fukushima.

 

Medicamentos e outras medidas auxiliam meias de compressão no tratamento das varizes

 

O efeito das meias de compressão é físico, por conta da diferença de pressão exercida ao longo da perna, e por isso é independente de outras medidas do tratamento das varizes. Porém, em algumas situações faz-se necessário complementar o tratamento compressivo com medicações ou com outras medidas (ex: fortalecimento muscular e repouso com os membros elevados).

 

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

21 comentários para "Como funcionam as meias especiais que auxiliam no tratamento de varizes?"

Karine

Caro Dr. Rodrigo, eu sempre fico na dúvida de como colocar as meias… geralmente as coloco de manhã, pois dizem que é o melhor recomendado, mas se for colocar ao logo do dia, como devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Karine, o melhor a se fazer é verificar com o seu angiologista a forma e frequência com que elas devem ser utilizadas corretamente pois cada paciente tem um tratamento adequado. Abraços.

Ivone

Comprei as Meias a mais de um ano nunca usei poso usá-las agora?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivone, para se iniciar o uso é válido lembrar que é muito importante você consultar seu angiologista, pois somente ele poderá indicar o uso deste produto e a melhor forma de usa-lo distinguindo o período correto. Abraços.

Catia

Amei

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Catia, Ficamos felizes por saber que nossa matéria tem lhe ajudado. Continue por aqui para acompanhar novas matérias e mais dicas de saúde e tratamentos. Até breve.

Marta Isabel Crema Stuani

Meu marido tem ulceras varicosas o cardiovascular com quem se trata receitou as meias , ele usa ,mas essas feridas muitas vezes doem e infeccionam ele.O senhor acha correto continuar usando na mesma? Ou deixar até melhorar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marta, conforme informado na matéria o efeito das meias de compressão é físico, por conta da diferença de pressão exercida ao longo da perna, e por isso é independente de outras medidas do tratamento das varizes. Porém, em algumas situações faz-se necessário complementar o tratamento compressivo com medicações ou com outras medidas. É muito importante que você consulte seu angiologista para que diante de uma consulta presencial seja identificado a melhor opção no tratamento. Confira mais uma matéria que aborda o tema varizes, clicando no link abaixo. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/exercicios-panturrilha-varizes

Maria José Silva

Gostaria de saber se é aconselhado dormir com a meia de compressão ? Qual o melhor horário para usar ?Quem tem esse Problema pode usar sapatos com salto alto ? Quais os riscos ? Desde já nossos agradecimentos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, as meias elásticas podem ser muito úteis para evitar as varizes e o inchaço nas pernas e também colabora no tratamento para quem já sofre com a doença. A utilização delas, deve ser recomendada por um médico especialista diante de uma consulta presencial. As indicações são diversas, para uso diário, em viagens, gestação, após cirurgias, etc. O uso de meias sem a devida orientação pode ser um “placebo” (sem eficácia), ou pior, prejudicar o estado circulatório do paciente. Abraços.

sonia rosenberg marques

Tenho varizes e muitas inclusive de grandesd calibres.Já visitei alguns medicos e já tirei a safena e perifericas.Na ultia consulta com especialista a recomendação foi o uso permanente. (disse: não adfianta remio, nem para usar nem para passar) só o uso de meias calça. O problema é que sou sozinha e não consigo calçar.. Tem algum conselho?

ANDREZA

Olá, gostaria de saber por quanto tempo posso usar uma meia até ter que trocá-la?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andreza. As meias elásticas podem ser muito úteis para evitar as varizes e o inchaço nas pernas, também colabora no tratamento para quem já sofre com a doença. A utilização delas, deve ser recomendada por um médico especialista, dessa forma será indicado o uso de forma mais adequada, determinando período e qual tipo de meia a ser utilizada. Abraços.

Deise

não sei pra que o comentário. Porque vocês só sabem mandar procurar o seu médico.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Deise. Cada paciente possui sua particularidade, e somente diante de exames presenciais é possível diagnosticar com precisão a necessidade e o tratamento mais adequado para cada um. Abraços.

Daiane

Achei.muito.interessante o assunto pois eu já fiz essa cirurgia de.varizer tirei a safena de uma perna e.uma varize da outra e hoje.infelizmente estou sentindo fortes dores.no.pe.direito e uma veia encontra se “estufada” to.com.medo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Daiane. Agradecemos por compartilhar seu relato. De acordo com o angiologista Dr. Rodrigo Bono Fukushima, as varizes podem voltar mesmo após uma cirurgia, o retorno precoce das varizes tem como principal causa o tratamento incompleto ou inadequado das varizes. Clique no link abaixo e confira a matéria completa aonde é abordado esse tema. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/varizes/varizes-podem-voltar-cirurgias

Francisca

Amei a esplicacao sobre as meias, meu médico mandou usar uma 3/4 só durante o dia a noite não, obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francisca. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Continue nos acompanhando para mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

Socorro

Tenho muitas varizes e sinto cansaço nas pernas porque fico a maior parte do dia sentada, então já uso meias de compressão mesmo sem orientação médica, a minha dúvida é quanto a eficácia das meias. Quero saber se a eficácia de usar meia calça completa é a mesma da meia calça sem ponteira?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Socorro. Para resultados positivos com uso da meia é importante que o uso seja iniciado após orientação do angiologista. Cada paciente possui sua particularidade e a orientação do profissional é necessária para que o tratamento seja de fato eficaz. Continue por aqui para receber mais dicas e matérias como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.