Como funcionam as meias especiais que auxiliam no tratamento de varizes?


  • +A
  • -A

As meias de compressão utilizadas no tratamento de varizes ajudam a melhorar a circulação sanguínea, evitando que o fluxo se concentre nos membros inferiores. Um quadro de varizes é formado justamente por esse acúmulo do sangue nas pernas, sem conseguir subir e ir para o restante do corpo. A pressão gradual que essas meias especiais fazem facilita esse processo.  

As meias de compressão exercem pressão graduada nas pernas, ou seja, a pressão é maior na região do pé e tornozelo e menor na região do joelho (meias 3/4) ou na região da coxa (meias 7/8). Como a pressão é maior no pé e tornozelo e vai reduzindo gradualmente até a região do joelho ou coxa, ela direciona o sangue no sentido cranial. É um efeito físico, por diferença de pressão”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Modo de usar corretamente as meias de compressão

 

Antes do paciente adquirir uma meia de compressão, devem ser tomadas as medidas do diâmetro de sua perna, pois a ação das meias de compressão depende do nível adequado de pressão. Como as meias são feitas de um tecido elástico, a pressão correta depende do estiramento do tecido. Se esticar muito a meia, a pressão aumenta, e se esticar pouco, a pressão diminui.

“Um erro muito corriqueiro que vejo no consultório é o paciente pegar a meia emprestada de outra pessoa. Isto pode causar sérios danos. Por exemplo, se o paciente tiver a panturrilha grossa e a canela fina e utilizar uma meia que não seja adequada para este biotipo de perna, ocorrerá aumento de pressão na panturrilha (meia muito esticada), com baixa pressão no tornozelo (meia pouco esticada), o oposto do recomendado. Isto direciona o sangue em sentido inverso e a paciente terá piora dos sintomas”, alerta Fukushima.

 

Medicamentos e outras medidas auxiliam meias de compressão no tratamento das varizes

 

O efeito das meias de compressão é físico, por conta da diferença de pressão exercida ao longo da perna, e por isso é independente de outras medidas do tratamento das varizes. Porém, em algumas situações faz-se necessário complementar o tratamento compressivo com medicações ou com outras medidas (ex: fortalecimento muscular e repouso com os membros elevados).

 

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como funcionam as meias especiais que auxiliam no tratamento de varizes?"

Karine

Caro Dr. Rodrigo, eu sempre fico na dúvida de como colocar as meias… geralmente as coloco de manhã, pois dizem que é o melhor recomendado, mas se for colocar ao logo do dia, como devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Karine, o melhor a se fazer é verificar com o seu angiologista a forma e frequência com que elas devem ser utilizadas corretamente pois cada paciente tem um tratamento adequado. Abraços.

Ivone

Comprei as Meias a mais de um ano nunca usei poso usá-las agora?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivone, para se iniciar o uso é válido lembrar que é muito importante você consultar seu angiologista, pois somente ele poderá indicar o uso deste produto e a melhor forma de usa-lo distinguindo o período correto. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.