Homens também podem ter varizes?

  • +A
  • -A

As varizes atingem mais as mulheres? Sim, é verdade. Devido a fatores hormonais e à gravidez, por exemplo, pessoas do sexo feminino tem uma tendência maior a conviver com as incômodas veias que ficam dilatadas e perceptíveis na pele. Mas a doença, que não tem cura, também atinge os homens. Vamos saber mais sobre isso!

Não é “coisa de mulher”

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com o problema circulatório, sendo 70% mulheres e 30% homens. “Além da pré-disposição genética, a profissão, geralmente, é um fator desencadeante. Homens sedentários, com excesso de peso, e que ficam muito tempo parados e em pé tendem a sofrer com varizes”, afirma o angiologista Breno Caiafa.

Um cuidado especial que deve ser tomado, especificamente no caso dos homens, é não demorar para procurar a ajuda médica. Isso geralmente acontece devido aos pêlos nas pernas, o que dificulta a visualização das irregularidades dos vasos sanguíneos, e ao tolo preconceito por tratar uma doença que atinge mais o sexo feminino. Pelo menos, quanto ao preconceito, as coisas estão, felizmente, mudando, já que hoje em dia a preocupação masculina com a saúde aumentou bastante: “Não se trata apenas de estética, mas sim da saúde das pernas. Não vemos mais essa diferença nos consultórios, pois o esclarecimento da doença aliado aos bons resultados dos tratamentos existentes faz com que a procura dos homens esteja na mesma proporção da incidência da doença”, explica Breno.

O tratamento é igual

Apesar da diferença na incidência dos casos de varizes em homens e mulheres, o tratamento médico, que é feito por um angiologista ou um cirurgião vascular, é idêntico. “O tratamento é o mesmo. Não é preciso esperar os vasos aparentes sob a pele ficarem maiores e mais grossos para buscar tratamento. Em varizes mais finas, há opção de aplicar injeções com substâncias que irritam e destroem as veias. As mais grossas são removidas com cirurgia”, conta o especialista.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Breno Caiafa

Dr. Breno Caiafa

Angiologia

CRM: 52-56556-8 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Homens também podem ter varizes?"

Amilton alves

Muito bom

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Amilton, ficamos satisfeitos que tenha apreciado a matéria. Continue por aqui para acompanhar novas matérias e mais informações com dicas e informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até a próxima.

Maria

Tenho muitas varizes fico com os muitos inchados.tenho retenção de líquidos.trabalho como empregada doméstica.sera que consigo me encostrar pelo INSS

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, as varizes provocam sintomas incômodos capazes de atrapalhar significativamente a qualidade de vida de qualquer pessoa. Quando não tratadas, elas podem fazer com que o paciente precise se afastar de suas atividades profissionais, pelo menos presencialmente, visto que a locomoção até o trabalho se torna inviável pela dificuldade de se movimentar normalmente. De acordo com o angiologista Dr. Rodrigo Bono Fukushima Uma das medidas mais simples e ao mesmo tempo eficazes para melhora dos sintomas é repousar com os membros inferiores elevados, acima do nível do coração. Para verificar a possibilidade de encostar pelo INSS você deverá procurar os devidos órgãos competentes para receber as orientações necessárias. Até breve.

Jorge

O SUS trata essa enfermidade, como conseguir se neste final de ano você procura um médico e mandam voltar a partir do dia 07/01? Há sim muito descaso com os menos favorecidos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jorge, as varizes são veias dilatadas ou tortuosas em qualquer parte do corpo, mas localizadas predominantemente nas pernas. Além do incômodo sentido por alguns pacientes devido a sua aparência, as varizes também podem causar dor e uma sensação de peso. A doença requer tratamento para evitar uma piora dos sintomas e, em alguns casos, a adoção das medidas indicadas pelo médico deverá ser feita durante a vida inteira. Referente ao atendimento publico de saúde que você nos relatou é necessário que você busque informações e auxilio nos devidos órgãos competentes para que seja iniciado o quanto antes o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Aloisio Oliveira

Tenho vasos finos na perna esquerda,tipo mapa!É possível remove- los através de escleroterapia!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aloisio, o angiologista Dr. Breno Caiafa informa que a escleroterapia dos membros inferiores é um procedimento feito por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares com o objetivo de tratar as varizes de diversos tamanhos, que são vasos sanguíneos dilatados e tortos localizados abaixo da pele. Este tipo de tratamento provoca uma reação inflamatória na veia doente para, assim, combater o problema. Segundo o especialista, o procedimento pode ser feito em quase todos os casos de vasinhos e varizes. Antes, no entanto, o paciente deve ser avaliado em consulta, junto de seu histórico, e deve também fazer exames físicos para que o angiologista ou cirurgião vascular determine as melhores opções de tratamento, de acordo com o quadro. Até a próxima.

valdelino ferreira leão

tenho muitas varizes em ambas as pernas.sinto peso nelas. tomo o medicamento venaflon.o médico já disse que tinha que tinha que fazer um tratamento com espuma( espécie de cirurgia) mas como o valor na época era 1.200,00 cada perna, desisti, por não ter como pagar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valdelino, tonificar a panturrilha é uma medida importante para prevenir o surgimento de varizes e também tratar o problema, pois a musculatura da perna, especialmente a panturrilha, é responsável por bombear o sangue pelas veias, direcionando-o de volta ao coração. Por isso é recomendado aos pacientes praticar exercícios que trabalham a musculatura dessa região. De acordo com o Dr. Rodrigo Bono Fukushima exercícios aeróbicos, como caminhadas, trotes, corridas, bicicleta, natação e hidroginástica, também são opções altamente indicadas para a prevenção e tratamento das varizes. Converse com seu médico para que ele possar indicar os exercícios mais adequados para você. Abraços.

joão carlos araujo tormam

a uns 6 anos atrás fui num especialista cirurgião vascular , mandou faze um exame nas pernas ultrason, constatou que eu tenho as veia safenas nas pernas obstruidas, me sugeriu duas coisas, uma cirurgia ( descartei ) falta de dinheiro, a outra era usar meias elásticas nas pernas e tomar o medicamento 2 vezes ao dia DIOSMIN. MINHA DÚVIDA é se contiuo com o medicamento ou tenho que mudar porque já fazem algum tempo que diariamente pela manhã quando ainda não levantei ou seja posição deitada me dá CAIMBRA NAS PANTURILHAS. isso me preocupa porque tenho medo da TROMBOSE. por favor como proceder. minha idade 62 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João, é de extrema importância que você siga o tratamento indicado com comprometimento até o final. Abandonar o tratamento pode piorar os sintomas. Converse com seu médico sobre as câimbras matinais para que seja identificado a causa e a partir daí adequar o tratamento se necessário. Até logo.

Lourdes de Melo

Tenho linfedema que incha muitooooo e ficam deformadas minhas pernas. Meias não uso mais tomo medicamentos manipulados mas não sinto melhoras. Será que tem algum outro tipo de tratamento? Já tem mais 15 anos tudo isto me deixa muito triste.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lourdes, como sabemos, o linfedema é uma doença crônica e tem tratamento paliativo, que tem como objetivo evitar a piora do quadro. Algumas dicas são: Fazer atividade física regular, elevar as pernas sempre que puder, manter o peso equilibrado, usar meia elástica medicinal e drenagem linfática. Além de outras formas de tratamento para casos mais graves. De toda forma, recomendamos conversar com seu médico para que o tratamento seja prescrito de forma presencial e personalizada ao seu caso. Abraços!

GEAN SILVA PEREIRA

TENHO ÚLCERA VENOSA E ESTOU TOMANDO DIOSMINA HISPERIDINA MAS CONTINUA INCHADO MEU PÉ E TAMBÉM ESTA DORMENTE EM CIMA DO INCHADO NO PÉ E TEM VEZ QUE A VEIA DENTRO DA PERNA FICA MEXENDO OU SEJA FICA CONTRAINDO PERTO DA ÚLCERA TAMBÉM ESTA DORMENTE DR. QUAL REMÉDIO TOMAR PRA TIRAR ESSA DORMENCIA E O INCHAÇO DO PÉ???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gean. O tratamento deve ser realizado por um angiologista ou cirurgião vascular, que fará o diagnóstico do estágio da doença para escolher o tratamento mais adequado. Para uma cicatrização melhor e mais rápida, as úlceras devem estar sem infecção e limpas. Inicialmente, podem ser necessários antibióticos e remoção de tecidos presentes nas feridas, às vezes com internação. Até a próxima!

Regina

Tenho umauseraTomoxarelto porque tenho umausera varucosa e o local continua preto oque posso passar pra clarear a pele e eu tomando xarelto e oFlavonid estou no caminho certo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Regina. O tratamento dependerá do estágio da doença em que você está apresentando. Contudo, para que o seu tratamento seja efetivo é essencial seguir algumas medidas, como: não ficar muito tempo em pé, ao sentar ou deitar, procurar deixar as pernas elevadas e usar meias de compressão. O médico também deverá informar quais tipos de creme o paciente deve ou não utilizar. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.