Existem diferentes tipos de varizes? Quais são?

  • +A
  • -A

Para identificar os diferentes tipos de varizes e estratificar os pacientes com doença venosa crônica, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) recomenda o uso da classificação CEAP, que analisa os sinais clínicos (C), a etiologia (E), a anatomia (A) e a fisiopatologia (P) do quadro. Entenda como essa classificação funciona!

Sinais na pele ajudam a classificar os diferentes tipos de varizes

 

“Existe uma classificação de doença varicosa que vai de 0 a 6. Isso compreende desde as varizes mais simples, que são chamadas de vasinhos, até as mais grossas e com presença de úlceras varicosas (feridas por conta das varizes)”, afirma o angiologista Jayme Ramos, referindo-se à análise dos sinais clínicos. 

No nível 0, estão todas as pessoas sem sinais aparentes de varizes, enquanto no nível 1 estão aqueles diagnosticados com vasinhos. Já a partir do nível 2 são colocados os pacientes com varizes: no nível 2, os pacientes sem edema; no 3, os pacientes com edemas; no 4, aqueles com eczema e hiperpigmentação; no 5, aqueles com úlceras cicatrizadas; e no nível 6, os pacientes com úlceras abertas

Conheça outras formas de classificar as varizes

 

Os diferentes tipos de varizes também podem ser encaixados em outras classificações. Um exemplo é a classificação a partir da etiologia, ou seja, da origem do problema: as varizes podem ser congênitas (de causas hereditárias), primárias, secundárias (geradas por causa de outras doenças) ou sem causa definida. 

A classificação anatômica, por sua vez, leva em consideração a localização das varizes: veias superficiais, profundas, perfurantes ou com localização não definida. Há também a classificação a partir da fisiopatologia: refluxo, obstrução, refluxo e obstrução e sem fisiopatologia definida. 

O tratamento ideal para varizes e vasinhos irá depender das condições de cada quadro, como gravidade, sintomas e predisposição familiar. Por isso, ao notar as varizes, é fundamental procurar um médico especialista para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento da doença. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://sbacvsp.com.br/wp-content/uploads/2016/05/insuficiencia-venosa-cronica.pdf 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Existem diferentes tipos de varizes? Quais são?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.