Existem diferentes tipos de varizes? Quais são?

  • +A
  • -A

Para identificar os diferentes tipos de varizes e estratificar os pacientes com doença venosa crônica, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) recomenda o uso da classificação CEAP, que analisa os sinais clínicos (C), a etiologia (E), a anatomia (A) e a fisiopatologia (P) do quadro. Entenda como essa classificação funciona!

Sinais na pele ajudam a classificar os diferentes tipos de varizes

 

“Existe uma classificação de doença varicosa que vai de 0 a 6. Isso compreende desde as varizes mais simples, que são chamadas de vasinhos, até as mais grossas e com presença de úlceras varicosas (feridas por conta das varizes)”, afirma o angiologista Jayme Ramos, referindo-se à análise dos sinais clínicos. 

No nível 0, estão todas as pessoas sem sinais aparentes de varizes, enquanto no nível 1 estão aqueles diagnosticados com vasinhos. Já a partir do nível 2 são colocados os pacientes com varizes: no nível 2, os pacientes sem edema; no 3, os pacientes com edemas; no 4, aqueles com eczema e hiperpigmentação; no 5, aqueles com úlceras cicatrizadas; e no nível 6, os pacientes com úlceras abertas

Conheça outras formas de classificar as varizes

 

Os diferentes tipos de varizes também podem ser encaixados em outras classificações. Um exemplo é a classificação a partir da etiologia, ou seja, da origem do problema: as varizes podem ser congênitas (de causas hereditárias), primárias, secundárias (geradas por causa de outras doenças) ou sem causa definida. 

A classificação anatômica, por sua vez, leva em consideração a localização das varizes: veias superficiais, profundas, perfurantes ou com localização não definida. Há também a classificação a partir da fisiopatologia: refluxo, obstrução, refluxo e obstrução e sem fisiopatologia definida. 

O tratamento ideal para varizes e vasinhos irá depender das condições de cada quadro, como gravidade, sintomas e predisposição familiar. Por isso, ao notar as varizes, é fundamental procurar um médico especialista para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento da doença. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://sbacvsp.com.br/wp-content/uploads/2016/05/insuficiencia-venosa-cronica.pdf 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem diferentes tipos de varizes? Quais são?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.