Quais são os exercícios recomendados para ajudar no tratamento de varizes?


  • +A
  • -A

Dentre os procedimentos recomendados no tratamento das varizes está a prática de exercícios físicos, que contribui para que o sangue não se acumule nos seus membros inferiores, prejudicando a circulação como um todo. Alguns exercícios, no entanto, funcionam melhor do que outros, como explica o angiologista Jayme Ramos.

 

Atividades físicas e seus benefícios no tratamento de varizes

 


Qualquer exercício que fortaleça a panturrilha é bem vindo na prevenção de veias varicosas”, afirma Ramos. “Caminhar, nadar e pedalar são alguns exemplos. A panturrilha funciona como um segundo coração, uma bomba hidráulica que facilita a retirada de sangue das pernas de volta para o coração através do sistema venoso”. Alguns esportes, como o futebol, também podem trazer benefícios, mas é importante que a atividade seja realizada adequadamente e com acompanhamento médico.

Segundo o médico, a melhora do retorno venoso de sangue para o coração é importante para evitar o acúmulo de sangue desnecessário nas pernas, ajudando a diminuir a pressão venosa nos membros inferiores. Com a pressão venosa menor, você reduz os estímulos para que suas veias se deformem e se tornaram varicosas.

 

Exercícios que devem ser evitados por quem está tratando as varizes

 


Apesar de, em tese, qualquer tipo de exercício ser recomendado para o tratamento de varizes, o angiologista aponta que existem teorias indicando que
algumas modalidades podem aumentar a chance de desenvolvimento de varizes nos membros inferiores. “Esses exercícios seriam os que forçam muito a parede abdominal e os que exigem movimentos de grande impacto ou torção em membros inferiores”, afirma Ramos. Exercícios com alta carga e levantamento de peso também podem trazer problemas para pacientes com varizes. 

Outro fator importante que influencia diretamente na escolha dos exercícios e que você deve levar em conta é a intensidade das varizes. Em casos mais leves, quase todas as modalidades podem ser realizadas sem problemas. Já nos casos mais severos, recomenda-se evitar as atividades de muito impacto e com maiores riscos de torções.  

 

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
circulacao
sangue
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Quais são os exercícios recomendados para ajudar no tratamento de varizes?"

DeusdediteS. Felix

Tenho um problema com varizes; formou uma ulcera; o médico aplicaou um antiinflamatório local e retrocedeu;agora estou usando meias que me tem ajudado a não causar inchação . e sigo o tratamento médico. recomendo aos meus amigos e amiogas que procurem o médico antes de piorar.

Alessandra

Boa noite, o exame mais específico para saber das veias das pernas e mesmo o dopller? Por ser muito caro, não existe outro que indica doenças das varizes? Tenho muita dor qdo fico em pé, mas sei que estou com sobrepeso. Um exame de sangue específico faz algum disgnostico?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alessandra! A identificação das varizes é feita com precisão por meio de equipamentos modernos como o Fleboscópio e Doopler Colorido. Esses aparelhos avaliam a profundidade e o calibre dos vasos doentes, auxiliando o médico especialista na análise do melhor tratamento vascular. Um médico especialista pode informar qual é o melhor exame para seu caso. Abaixo segue links de matérias referentes a varizes que podem ser de seu interesse. Abraços.
(https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/varizes/tratamento-varizes-primeiras-recomendacoes);
(https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/varizes-causas-sintomas-tratamento);

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.