Qual é a importância de exercícios para tonificar a panturrilha na prevenção das varizes?


  • +A
  • -A

Tonificar a panturrilha é uma medida importante para prevenir o surgimento de varizes e também tratar o problema, pois a musculatura da perna, especialmente a panturrilha, é responsável por bombear o sangue pelas veias, direcionando-o de volta ao coração. Por isso é recomendado aos pacientes praticar exercícios que trabalham a musculatura dessa região.

 

Sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as varizes

 

Manter a musculatura dos membros inferiores tonificada é uma medida tanto para prevenir as varizes dos membros inferiores, quanto para aliviar os seus sintomas. A musculatura fortalecida significa um melhor bombeamento de sangue nos membros inferiores, compensando as alterações da circulação. Não é a toa que a musculatura dessa região é conhecida como ‘segundo coração’ ou o ‘coração da perna’”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

Naturalmente, o sedentarismo é listado como um dos fatores de risco para varizes dos membros inferiores. Inclusive, paciente sedentários, com a musculatura dos membros inferiores muito flácida e ineficiente, mas que não apresentam alterações na circulação, podem apresentar sintomas semelhantes aos daqueles com varizes.  

 

Exercícios indicados para prevenção e tratamento das varizes

 

De acordo com o especialista, a prática de exercícios isométricos  na academia, com fortalecimento dos grupos musculares de todo o membro inferior (especialmente da panturrilha) é muito recomendada. “Exercícios aeróbicos, como caminhadas, trotes, corridas, bicicleta, natação e hidroginástica, também são opções altamente indicadas para a prevenção e tratamento das varizes”, afirma Fukushima.

O trabalho de outras partes do corpo próximas às mencionadas também pode ajudar a circulação, prevenindo contra as varizes. “Hoje, sabe-se que não apenas a musculatura da panturrilha é importante para a circulação dos membros inferiores. Toda a musculatura, como os glúteos, coxa, perna e pés, auxiliam na melhora da circulação”, completa o médico.

 

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Qual é a importância de exercícios para tonificar a panturrilha na prevenção das varizes?"

Carvalho

Tenho a panturrilha bste forte, pratico caminhada e subida d escada tds dias.

Paulino gomes salviano

Tenho 60 anos e tenho problema com varizis,já fis cirúrgia à muitos anos mas esta voltando.minhas pernas incha e cinto muita dor nas pernas.

undefined

Depois de já ter aparecido as varizes posso fazer exercícios sem riscos? Ou preciso ir a um vascular antes para uma avaliação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, o Dr. Rodrigo Bono Fukushima receita que para o tratamento das varizes o ideal é praticar atividades aeróbias como caminhada, corrida, bicicleta, natação e hidroginástica. Todavia, é recomendável sempre consultar um especialista para que uma melhor avaliação seja realizada. Abraços.

Fátima

Tenho uma depressão na parte interna da musculatura na panturrilha da perna direita. Acho que devo ter feito algum exercício errado que me causou este problema deixando um defeito como um afundamento. Dá a impressão de que o músculo retraiu formando uma cavidade horizontal , sendo muito visível quando uso vestido. Já procurei médicos para avaliar, vários tratamentos com massagens no local e até criolipólise já fiz, mas nada resolveu e o problema continua ali deformando a minha perna. Gostaria de saber se isso também prejudica a circulação do sangue nas pernas e no coração.Grata,Fátima Ramos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fátima, o ideal no seu caso é que sejam feitos exames para verificarem o fluxo sanguíneo no local. Abraços

Ana Cláudia

Olá! Tenho varizes muito expostas, isso está me causando muito desconforto tenho 40 anos, não consigo mais ir a praia ou piscina vestir um vestido ou saia short nem pensar estou com a alto estima lá embaixo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Cláudia, sugerimos que você consulte um psicólogo ou psiquiatra. Muitas das vezes o diálogo com esses profissionais são muito bem aceitos e determinantes para uma melhora do fator da autoestima. Abraços.

cleci

eu já desisti de procurar ajuda, sofro com varizes grosas e muitas dores ,tratamentos caros cirurgia então nem se fala.uso meias e uso somente Diosmina450mg mais já não esta resolvendo mais,tenho vergonha de colocar saia,bermudas nem se fala,além de ter as Dores como companheiras dia e noite.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleci, o fator da autoestima é determinante na saúde do indivíduo. Uma vez que ela é afetada pode desencadear diversos problemas colaterais indesejados. Sugerimos uma visita a um psicólogo, pois uma conversa com esse profissional pode ser de grande ajuda para melhora desse aspecto. Abraços!

Edina

tb tenho muitas varizes ouve um tempo na minha vida que só usava calça dins, sentia um calor insuportável tinha vergonha das minhas pernas hj graças a Deus continuo com as varizes tenho a cabeça aberta e me aceito como sou coloco meus vestidos e me acho maravilhosa me curto e digo tds os dias que sou importante pra Deus.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edina, você esta certa e auto estima é tudo, não se esconda nunca. Abraços.

moacira feitosa paulo

tenho varizes ja fiz 2 cirurgias e sinto muitas dores nas panturrilha, sempre vou ao medico e tomo DAFLON DE 1000 , faço caminhada vou pra academia e e mesmo que nada , e se eu passa muito tempo em pé parada so falto chorar de tamta dor cansada na panturrilha

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Moacira, exercícios físicos realmente ajudam a melhora na qualidade de vida e as varizes, lembrando que toda atividade precisa de acompanhamento de um profissional da área. Temos outra matéria que pode te ajudar em https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/varizes-repouso-pernas. Abraços.

Sueli Bento

Achei ótimo os comentários rei a Cleci acho que não precisa de psicólogo e sim de ficar sem as varizes pois é o que a incomoda.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sueli, obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Continue por aqui para mais matérias como essa. Abraços.

Juliana

Gostei muito,tenho 26 anos e já tenho muitas varizes e veias expostas,desde nova que sofro com elas e so pioram a cada dia.Bom saber pois estou sem praticar exercícios .Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Juliana, bom saber que gostou, temos outras matérias sobre esse assunto em https://cuidadospelavida.com.br/busca/varizes. Abraços.

IsauraAlmeida DePaula

Boa tarde.eu tenho muitos vasinhos vermelhos e já fiz duas cirurgias.de varizes.mas sinto muitas dores nas pernas nos pés e incham muito e dores no joelho e muitas ardência encima dos pés ed fica sensível ao toque. já usei meias venosan e também na fiz muitas aplicações .mas dei uma parada.e também tenho sentido muitas dores do lado esquerdo na canela e muita câimbra do lado esquerdo

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.