O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?

  • +A
  • -A

A prática de exercícios físicos é um dos hábitos fundamentais para melhorar a qualidade de vida e a saúde, tanto mental quanto física. No entanto, é preciso consultar um médico antes de iniciar uma nova atividade e tomar cuidado com os excessos. Fazer exercícios para as pernas de maneira exagerada pode acabar favorecendo o surgimento de varizes, por exemplo.

Futebol pode ajudar na formação de varizes


Segundo o angiologista Jayme Ramos Filho, essa relação é um tema complexo na Angiologia. “Dependendo da atividade física, pode haver um aumento das varizes. Normalmente, atividades de alto impacto podem ocasionar um aumento de vasos varicosos, como futebol e esportes de contato (karatê, muay thai)”, afirma o médico.

Outros exercícios físicos, como caminhada, bicicleta e natação, não estão associados ao aparecimento de varizes. A caminhada, inclusive, é uma atividade indicada como uma das formas de prevenir as varizes por melhorar a circulação sanguínea. Já a musculação pode ser feita moderadamente e sempre com auxílio de um profissional.

Como praticar exercícios sem facilitar o surgimento de varizes?


De acordo com o especialista, não existem estudos que comprovam a partir de qual intensidade os exercícios físicos se tornam um problema. Por isso, o ideal é sempre ter cautela. “Se a pessoa usar proteção, como caneleiras, respeitar os próprios limites, sem se forçar muito em corridas e evitando traumas diretos nas partidas de futebol, as varizes aparecerão com menos frequência”, avalia Dr. Jayme.

Para tentar impedir o surgimento das varizes, é preciso investir na prevenção. Entre as medidas, recomenda-se evitar permanecer sentado ou em pé numa mesma posição por longas horas, fazer atividades físicas para combater o sedentarismo, a manutenção de um peso adequado e, na alimentação, reduzir o consumo de sal e aumentar a ingestão de fibras.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

22 comentários para "O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?"

Suzana bandeira

Tenho várias saltadas na batata da perna indo para a frente na canela, faço crossfit e musculação, tem algum problema eu praticar esses exercícios? Não sinto dor ao fazer Los, mas se eu passar meia hora passando roupas, isso sim me causa dor…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Suzana. Temos uma matéria que aborda exatamente esse tema. Clique no link abaixo e confira. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/excesso-exercicios-pernas-varizes

Maurício Mello

Bom dia!Relativo ao seu post de hoje. 29/04/2019 “O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?” Gostaria de saber qual o melhor exercício para quem já está com varizes e usando a meia de compressão. Fazia caminhadas, parei com tudo. Posso voltar a caminhar e caso volte… pode ser com o uso da meia?Obs. só uso meia em apenas uma perna. Conforme recomendação médica.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maurício. Obrigado por compartilhar seu comentário. Cada paciente possui sua particularidade e para indicar o tratamento e/ou atividades físicas mais adequadas para cada um é necessário uma consulta presencial com o angiologista. Com o tratamento adequado é possível trazer maior controle dos sintomas e maior qualidade de vida para você. O angiologista é o profissional mais adequado para orienta-lo de forma completa. Até breve.

Adailio

Informações importantes e interessantes para saúde

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Adailio. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue por aqui para mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

Ana A. Manfrin

Ola.. tenho que fazer safectonomia.. por enquanto qual exerccios posso fazer? tenho linfedema no pe direito.. aguardo resposta. Grata

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Só é possível fazer a indicação das atividades físicas mais adequadas para você diante de uma consulta presencial. Converse com seu médico para que ele possa orienta-la de forma completa. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até breve.

Josete

Sinto muito queimor em MIE, faço exercícios físicos moderado em academia, fiz Dopler dos MMII, aguardando resultado e oriestação médica

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josete. Agradecemos por compartilhar seu relato. Continue por aqui para receber mais informações e matérias sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

Claudiane

Excelente matéria,parabéns!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Claudiane. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Vale ressaltar que é de suma importância buscar orientação profissional para iniciar qualquer atividade física, dessa forma será indicado os execícios mais adequados para você. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Abraços!

jose moacir

tenho 68 anos, tenho varizes na perna e por recomendação medica estou fazendo caminhadas diárias de 10 km.em terreno plano. o que vocês dizem não estou forçando miuto.me sinto bem só com um pouco de dores na panturrilha, mas acho que é normal por estar muito tempo sedentário.obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José. Agradecemos por compartilhar seu relato. É importante seguir as orientações do seu médico, porém é necessário também informa-lo sobre os sintomas sentidos durante o exercícios, afim de que o médico possa avaliar a causa e realizar alterações no seu tratamento se necessário. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Giovana

Tenho problema crônico de varizes, já fiz 2 cirurgias a laser inutilizando as 2 safenas, aparentemente estão ok. Porém em umas das pernas próximo ao tornozelo apareceram umas manchas, foram tratadas com aplicação de espumas em algumas varizes próximas. Agora essas região está muito vermelha e doe muito, muitas fisgadas. O médico diagnosticou como erisipela. Comecei com antibiótico por 7 dias, mas não estou vendo melhora. Estou muito preocupada…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Giovana. Agradecemos por compartilhar seu relato. É importante seguir o tratamento indicado pelo seu médico para que ele seja de fato eficaz. Você também pode conversar com seu médico e informa-lo que o tratamento não está surtindo o efeito desejado para que se necessário ele possa readequar o tratamento atual. Abraços.

FIRMINO TEIXEIRA

Boas dicas. Mas tenho efedema e surem varizes nas pernas as quais acabam ficando inchadas e os pés, o que é recomendado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Firmino. A presença de varizes implica na manifestação de alguns sintomas, como dor, sensação de queimação, coceira, peso nas pernas com dificuldade de movimentação das mesmas e também inchaço. Este último normalmente é notado mais para a parte final do dia, podendo piorar com a associação de algumas condições específicas.Para receber a indicação do tratamento adequado para você, é crucial buscar atendimento com o angiologista. Este especialista poderá diante de uma consulta presencial orienta-lo de forma completa e indicar o tratamento mais eficaz. Até a próxima.

Sandra Medina

Adoro as materias são esclarecedora.Parabens

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sandra. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue nos acompanhando para receber mais matérias, informações e dicas como essa. Abraços.

Ana Lucia

Muito imImportante as matérias e dicas que são escritas nesse programa. Quero sempre me manter informada.Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.