O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?


  • +A
  • -A

A prática de exercícios físicos é um dos hábitos fundamentais para melhorar a qualidade de vida e a saúde, tanto mental quanto física. No entanto, é preciso consultar um médico antes de iniciar uma nova atividade e tomar cuidado com os excessos. Fazer exercícios para as pernas de maneira exagerada pode acabar favorecendo o surgimento de varizes, por exemplo.

Futebol pode ajudar na formação de varizes


Segundo o angiologista Jayme Ramos Filho, essa relação é um tema complexo na Angiologia. “Dependendo da atividade física, pode haver um aumento das varizes. Normalmente, atividades de alto impacto podem ocasionar um aumento de vasos varicosos, como futebol e esportes de contato (karatê, muay thai)”, afirma o médico.

Outros exercícios físicos, como caminhada, bicicleta e natação, não estão associados ao aparecimento de varizes. A caminhada, inclusive, é uma atividade indicada como uma das formas de prevenir as varizes por melhorar a circulação sanguínea. Já a musculação pode ser feita moderadamente e sempre com auxílio de um profissional.

Como praticar exercícios sem facilitar o surgimento de varizes?


De acordo com o especialista, não existem estudos que comprovam a partir de qual intensidade os exercícios físicos se tornam um problema. Por isso, o ideal é sempre ter cautela. “Se a pessoa usar proteção, como caneleiras, respeitar os próprios limites, sem se forçar muito em corridas e evitando traumas diretos nas partidas de futebol, as varizes aparecerão com menos frequência”, avalia Dr. Jayme.

Para tentar impedir o surgimento das varizes, é preciso investir na prevenção. Entre as medidas, recomenda-se evitar permanecer sentado ou em pé numa mesma posição por longas horas, fazer atividades físicas para combater o sedentarismo, a manutenção de um peso adequado e, na alimentação, reduzir o consumo de sal e aumentar a ingestão de fibras.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?"

Suzana bandeira

Tenho várias saltadas na batata da perna indo para a frente na canela, faço crossfit e musculação, tem algum problema eu praticar esses exercícios? Não sinto dor ao fazer Los, mas se eu passar meia hora passando roupas, isso sim me causa dor…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Suzana. Temos uma matéria que aborda exatamente esse tema. Clique no link abaixo e confira. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/excesso-exercicios-pernas-varizes

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.