O que é escleroterapia? Tratamento é realizado contra vasinhos nas pernas
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Breno Caiafa
- +A
- -A
A escleroterapia dos membros inferiores é um procedimento feito por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares com o objetivo de tratar as varizes de diversos tamanhos, que são vasos sanguíneos dilatados e tortos localizados abaixo da pele. Este tipo de tratamento provoca uma reação inflamatória na veia doente para, assim, combater o problema.
Escleroterapia consegue eliminar varizes e vasinhos
A escleroterapia pode ser realizada com laser ou com líquido, espuma ou termocoagulador, injetado ou aplicado sobre a veia. “Após a sessão de tratamento com escleroterapia, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser preciso até um mês para observar o resultado final, podendo ser necessárias algumas sessões até que o resultado desejado surja”, diz o angiologista Breno Caiafa.
Segundo o especialista, o procedimento pode ser feito em quase todos os casos de vasinhos e varizes. Antes, no entanto, o paciente deve ser avaliado em consulta, junto de seu histórico, e deve também fazer exames físicos para que o angiologista ou cirurgião vascular determine as melhores opções de tratamento, de acordo com o quadro.
Escleroterapia não costuma provocar dor nos pacientes com varizes
Durante a escleroterapia, o paciente não deverá sentir dor. Entretanto, existem recomendações importantes para a recuperação. “Não queimar-se ao sol até o desaparecimento completo dos sinais da escleroterapia, como equimoses (pontos roxos pelo extravasamento de sangue), e utilizar protetor solar nesse período. Podem ser utilizadas compressas com gelo e cremes heparinoides para eliminar os ‘roxos'”, informa Caiafa.
Depilação, massagem e atividades físicas são permitidas, desde que feitas 12 ou 24 horas depois do procedimento, de acordo com a indicação médica. O uso de faixas e meias elásticas pode ser recomendado nos casos de veias maiores. Elas serão aplicadas pelo médico ao fim da sessão de escleroterapia e deverão ser utilizadas de uma a seis horas, não sendo necessário dormir com elas.
Dr. Breno Caiafa é angiologista e cirurgião vascular, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) . CRM-RJ: 52-56556-8
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Breno Caiafa
Angiologia
CRM: 52-56556-8 / RJ
- 14 comentários para "O que é escleroterapia? Tratamento é realizado contra vasinhos nas pernas"
-
Marta Doraci Santim
Estava fazendo escleroterapia com espuma, porém tive que parar porque fiquei com manchas roxas esparramadas ao redor da aplicação, que parecem não desaparecer nunca mais, apesar de ter seguido todas as recomendações do médico. É normal?
-
Maria Emidia jaskievicz
Bom dia já fiz a escloeroterapia, tive trombose a 4 anos a trás, fiz ecodopller não aparece mais nada, queria fazer esse procedimento, mas a biomédica disse q por causa da trombose não posso fazer, mas a dois anos fiz com o cirurgião vascular, ser a q posso fazer novamente??Obrigada!
-
Amilcar Jr
Boa tarde,durante quase 20 anos trabalhei como vendedor em algumas lojas,por ficar muito em pé tenho vasinhos em meus 2 pés e também uns 3 nas pernas,gostaria de saber eu fazendo o tratamento com espuma se esses vasinhos irão sumir?Gostaria de saber também se os mesmos tem algum risco de voltar?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Amilcar, “Após a sessão de tratamento com escleroterapia, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser preciso até um mês para observar o resultado final, podendo ser necessárias algumas sessões até que o resultado desejado surja”, é o que diz o angiologista Breno Caiafa. Sugerimos uma avaliação médica especializada, a qual poderá determinar a melhor escolha de tratamento de acordo com seu caso. Abraços.
-
Sueli dos Santos
Tenho trombose à vinte anos estou com a perna esquerda roxa só no tornozelo será que posso fazer este procedimento
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.