O que é escleroterapia? Tratamento é realizado contra vasinhos nas pernas


  • +A
  • -A
Imagem do post O que é escleroterapia? Tratamento é realizado contra vasinhos nas pernas

A escleroterapia dos membros inferiores é um procedimento feito por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares com o objetivo de tratar as varizes de diversos tamanhos, que são vasos sanguíneos dilatados e tortos localizados abaixo da pele. Este tipo de tratamento provoca uma reação inflamatória na veia doente para, assim, combater o problema.

Escleroterapia consegue eliminar varizes e vasinhos


A escleroterapia pode ser realizada com laser ou com líquido, espuma ou termocoagulador, injetado ou aplicado sobre a veia. “Após a sessão de tratamento com escleroterapia, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser preciso até um mês para observar o resultado final, podendo ser necessárias algumas sessões até que o resultado desejado surja”, diz o angiologista Breno Caiafa.

Segundo o especialista, o procedimento pode ser feito em quase todos os casos de vasinhos e varizes. Antes, no entanto, o paciente deve ser avaliado em consulta, junto de seu histórico, e deve também fazer exames físicos para que o angiologista ou cirurgião vascular determine as melhores opções de tratamento, de acordo com o quadro.

Escleroterapia não costuma provocar dor nos pacientes com varizes


Durante a escleroterapia, o paciente não deverá sentir dor. Entretanto, existem recomendações importantes para a recuperação. “
Não queimar-se ao sol até o desaparecimento completo dos sinais da escleroterapia, como equimoses (pontos roxos pelo extravasamento de sangue), e utilizar protetor solar nesse período. Podem ser utilizadas compressas com gelo e cremes heparinoides para eliminar os ‘roxos'”, informa Caiafa.

Depilação, massagem e atividades físicas são permitidas, desde que feitas 12 ou 24 horas depois do procedimento, de acordo com a indicação médica. O uso de faixas e meias elásticas pode ser recomendado nos casos de veias maiores. Elas serão aplicadas pelo médico ao fim da sessão de escleroterapia e deverão ser utilizadas de uma a seis horas, não sendo necessário dormir com elas.

Dr. Breno Caiafa é angiologista e cirurgião vascular, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) . CRM-RJ: 52-56556-8

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é escleroterapia? Tratamento é realizado contra vasinhos nas pernas"

Marta Doraci Santim

Estava fazendo escleroterapia com espuma, porém tive que parar porque fiquei com manchas roxas esparramadas ao redor da aplicação, que parecem não desaparecer nunca mais, apesar de ter seguido todas as recomendações do médico. É normal?

Cuidados Pela Vida

Oi Marta, o ideal é que você procure um dermatologista, que após avaliar o tipo de pele e mancha existente, poderá indicar o tratamento adequado. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.