A dor nas pernas causada pelas varizes tem alguma característica específica?

  • +A
  • -A

As varizes resultam de problemas na circulação sanguínea que levam ao empoçamento do sangue nas veias, principalmente, das pernas. Como consequência, as veias se dilatam e ficam tortuosas, o que causa inchaço, coceira, mudanças na pele e dor nas pernas. Mas, como é essa dor das varizes? Ela tem características específicas? Confira!

Varizes provocam sensação de peso nas pernas


“A dor nas pernas causada pelas varizes é considerada inespecífica. Muitas vezes, pode ser descrita como sensação de peso ou cansaço excessivo nas pernas,
queimação, dormência e câimbras”, afirma o angiologista Jayme Ramos. A intensidade desse sintoma deverá variar conforme a gravidade da doença. 

Outro fator que influencia a dor nas pernas nos quadros de varizes é a temperatura do ambiente. Em dias quentes, o calor e a alta imunidade podem piorar o sintoma ou até desencadeá-lo nos pacientes que antes não apresentavam queixa de dor

É possível diminuir a dor nas pernas?


A melhor forma de aliviar a queimação, as câimbras ou o cansaço provocado pelas varizes é procurar um médico para receber o diagnóstico e, assim, iniciar o tratamento correto. “Uma vez definido que a causa da dor é a veia varicosa, podem ser usados medicamentos venotônicos, meias de compressão e medidas como elevar os membros”, recomenda o especialista. 

Praticar exercícios físicos também é uma maneira eficiente de ajudar a diminuir a dor, especialmente nos pacientes obesos ou com sobrepeso. Outras medidas importantes são evitar o uso de calças, shorts e bermudas muito apertados e evitar ficar parado em uma mesma posição durante muito tempo. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A dor nas pernas causada pelas varizes tem alguma característica específica?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.