Como é o desconforto sentido pelos pacientes com varizes?


  • +A
  • -A

Os pacientes com varizes dos membros inferiores tendem a apresentar diferentes incômodos, tais como dor, queimação, sensação de peso e cansaço nas pernas, inchaço, prurido e formigamento. Estes sintomas normalmente pioram ao longo do dia, sendo mais intensos no final do dia e à noite.

 

Sintomas das varizes se manifestam de formas diferentes em cada pessoa

 

Segundo o angiologista Rodrigo Fukushima, alguns pacientes não conseguem definir exatamente como são seus sintomas e acabam os associando ao excesso de atividades ao longo do dia. Isso é perigoso, já que acaba resultando na falta de diagnóstico e, consequentemente, do tratamento apropriado.

“O espectro de apresentação das varizes é muito amplo. Alguns pacientes não apresentam sintomas, outros apresentam sintomas leves, como desconforto e cansaço nas pernas no final do dia. Outros pacientes apresentam sintomas intensos de dor, peso, cansaço e eventualmente inchaço nos membros inferiores, a ponto de interferir nas suas atividades do dia a dia”, pontua Fukushima.

 

Casos mais graves de varizes geram sintomas mais complicados

 

Em alguns casos o paciente pode até mesmo ter dificuldade em manter-se em pé ou sentado por longos períodos de tempo, o que restringe algumas atividades habituais. “Nestas circunstâncias, os sintomas das varizes têm impacto significativo na qualidade de vida do paciente, que abre mão de algumas atividades do seu dia a dia para evitar este desconforto”, afirma o angiologista.

Além dos sintomas já citados, o paciente pode desenvolver ainda câimbras noturnas, muitas vezes ocasionando o despertar no meio da noite). “Em casos mais avançados, as varizes podem levar a alterações tróficas nos membros inferiores, com escurecimento da pele, perda de fâneros (pelos), ressecamento da pele e eventualmente feridas (úlcera varicosa)”, completa Fukushima.

 

 

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é o desconforto sentido pelos pacientes com varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.