Fraqueza muscular, tremores e dormência: Conheça alguns sintomas da deficiência de vitamina E


  • +A
  • -A
Imagem do post Fraqueza muscular, tremores e dormência: Conheça alguns sintomas da deficiência de vitamina E

A vitamina E é uma substância lipossolúvel (solúvel em gorduras) e antioxidante, que ajuda no combate dos radicais livres que podem gerar danos as células no corpo. Ela é um componente importante do sistema de defesa celular que pode ter seus efeitos potencializados quando combinada com outros antioxidantes, como a vitamina C, além de minerais como selênio, cobre, zinco e manganês. A deficiência da vitamina E no corpo humano pode acarretar em uma série de doenças. Confira abaixo algumas delas.

Perda de massa muscular e fraqueza alertam para a deficiência

Essa vitamina pode ser encontrada principalmente em sementes de gergelim e girassol, castanhas, amêndoas, além do azeite e a gema do ovo.  “A falta de vitamina E no organismo pode levar um tempo para se manifestar, mas ela varia e pode aparecer como fraqueza muscular, distúrbios visuais, desequilíbrio e coordenação, perda de massa muscular e imunidade debilitada”, explica a nutricionista Bianca Genoese.

Geralmente os alvos são os sistema neuromuscular, vascular e reprodutor, além da diminuiçao das defesas antioxidantes do corpo. A deficiência da vitamina E também está relacionada ao aumento de doenças cardiovasculares e mais incidência de células cancerígenas.

Cuidados com recém-nascidos prematuros

Entre os grupos mais afetados pela deficiência de vitamina E estão os recém-nascidos, principalmente prematuros e com baixo peso. “A deficiência também pode causar anemia hemolítica – quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos”, acrescenta Bianca.

Para repor a vitamina E perdida pelo corpo é preciso introduzir a suplementação e o consumo de alimentos ricos em vitamina E. “As células são feitas de nutrientes, então uma boa maneira de prevenir é fazer uma alimentação variada e o mais natural possível”, finaliza a nutricionista.

Bianca Genoese é nutricionista. CRN 4 14100767

TAGS
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Fraqueza muscular, tremores e dormência: Conheça alguns sintomas da deficiência de vitamina E"

Sandra Galvão

Estou tendo as pernas fracas, as vezes dormece, sinto dores nas cochas parte de cima, dificuldade de entrar no carro uma perna que fica de fora do carro fica pesada que não consigo entrar no carroTenho 51 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sandra, imaginamos a sua dificuldade, por isso recomendamos que você realize uma consulta com profissional médico, que poderá avaliar e indicar alternativas para melhorar seus sintomas. Abraços

Sandra Sarazony

Meu nome é Sandra…tenho uma amiga que tomou a vitamina É, e em seguida teve câncer de mama,Tem alguma coisa a ver???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandra, como afirma a nutricionista Leticia Callado: “Os estudos demonstram que doses adequadas de vitamina E aumentam a atividade imunológica nas células de defesa e diminuem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce”. A deficiência da vitamina E também está relacionada ao aumento de doenças cardiovasculares e mais incidência de células cancerígenas. Abraços.

Edu Alves

Bom dia…Tenho tremores e a visão fica embasada,me sinto muito mal …isso só na parte da manhã …depois do almoço tudo volta ao normal.Tomo café e como 2 pão francês..Já percebi que se eu trocar o pão por outro alimento,não fico tão ruin…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edu, realize uma consulta com o médico especialista, a partir de exames ele poderá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular e indicará o tratamento correto. Abraços.

Raimunda Alves

Sou diabética desde a infância, tenho problemas visuais como miopia, mas depois dos 50 anos comecei a ter sangramentos nos olhos, por causa disso perdi a visão do lado direito. Esses problemas podem ser causados por falta ou deficiência de vitaminas como a Vit. A ? A minha visão apesar dos lasers, injeções no olho, está cada dia mais opaca. E se for falta de vitaminas como fazer a suplementação, porque os oftalmologista nunca sugerem medicação, eles sempre optam por procedimentos cirúrgicos que nunca dão resultados.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Raimunda, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/por-que-diabeticos-correm-riscos-maiores-de-perder-visao
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Cassio

Boa tarde. A cerca de 3 meses comecei a ter muita dores de cabeça ,fui ao médico duas vezes nos duas consultas tive diagnóstico diferentes como sinusite e enxaqueca ,tomei antibiótico e outros remédios e depois que foi conferir minha pressão e estava alta chegou até 19/10 tomei remédio para pressão durante alguns dias e depois normalizou, só que a cerca de uma mês venho sentindo tremores nas pernas e braços como fraqueza , até agora não sei o que está acontecendo , o que poderia ser??

Teresa

Sinto sensação de fome, e palpitante, tenho fibromialgia,muitas dores que vem e vão, é como estivesse fraca,meu dedão esquerdo treme, em álgumas posições, já fui em vários médicos,dizem que é ansiedade, nenhum exame acusou náda,tomo omeprazol diário,e várias vitaminas, por favor me ajude encontrar uma resposta,e como tratar… agradeço atenção

Zoraide Araújo da silva

Boa tarde. Estou sentindo muitas dores nas costas e dormência nos braços e pernas. Sensação de fraqueza nos músculos, e não estou conseguindo trabalhar direito. Pode ser algo grave?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zoraide, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Elisangela

Boa noite.sinto a perna esquerda pesada.e na virilha esquerda sinto um certo tremor com a sencao de algo mexendo.hora dou.hora n.gumas dormencias tb.isso tudo ocorre so do lado esquerdo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisangela, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Aparecida alves carneiro

Boa tardeSinto forte dores cervicalInflamação nos nervos da cinturaInchaco no quadril esquerdoDormência de vez em qdo no pé esquerdoFraqueza na muscular do corpo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aparecida, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

TEREZA NAGASHIMA

QUAL MELHOR HORARIO PARA TOMAR A VITAMINA “e”

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tereza, siga a recomendação passada pelo médico que prescreveu o tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.