Como identificar varizes em veias profundas?


  • +A
  • -A

A circulação venosa dos membros inferiores se dá pelos sistemas superficial e profundo. As veias superficiais, em sua maioria, são aquelas que podem ser vistas e reconhecidas nas pernas. As veias profundas, por sua vez, são invisíveis a olho nu, porque se encontram dentro dos músculos. Mesmo assim, elas também estão associadas às varizes.  

Varizes em veias profundas


“As veias do sistema venoso profundo, como as femorais e poplíteas, podem se tornar insuficientes e
gerar sintomas típicos de varizes, como inchaço, dor, sensação de pernas pesadas, etc. Ao identificar algum desses sintomas, é importante fazer uma consulta com um cirurgião vascular para que ele possa realizar um exame físico e um ecodoppler para o diagnóstico”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Segundo o especialista, é importante entender que há uma diferença entre veias do sistema profundo e veias que não são visíveis. Toda veia profunda é invisível, mas nem toda veia invisível é profunda. “As veias safenas, por exemplo, não são (em sua maioria) visíveis a olho nu, mas fazem parte do sistema venoso superficial”, explica o médico.

Medidas de tratamento das varizes


Independente das varizes se darem em veias profundas ou superficiais, o tratamento adequado deve ser iniciado o quanto antes para aumentar as chances de recuperação plena. Dentre as medidas indicadas para controlar os sintomas das varizes, é interessante destacar alguns hábitos saudáveis, como não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, praticar atividade física regularmente e ter uma dieta balanceada para
evitar sedentarismo e obesidade.

Além disso, é muito importante apostar no tratamento medicamentoso, já que as substâncias presentes nestes remédios atuam no organismo de modo a facilitar a circulação sanguínea, evitando o acúmulo de sangue nos membros inferiores. O uso de meias de compressão é outra medida amplamente indicada, com bom nível de eficiência no controle dos sintomas do quadro.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como identificar varizes em veias profundas?"

Sinval Francisco de Lima

Foi muito importante para mim a informação porque não sabia quais as veias do sistema venoso profundo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sinval. Ficamos felizes que tenha gostado, continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.