Como evitar complicações no quadro de varizes?


  • +A
  • -A

Conviver com varizes não é ruim apenas pela parte estética, mas também por conta dos sintomas do quadro. Se você sofre do problema, provavelmente já sentiu  ou sente dor, inchaço, ressecamento e estiramento da pele, coceira e ardência, certo? O pior é que a doença pode trazer ainda outras complicações, e para evitá-las, você deve se entregar de verdade ao tratamento.   

As complicações decorrentes das varizes podem ser evitadas ou diminuídas com um tratamento precoce e eficaz. Uso de meias elásticas, tratamento com escleroterapia, laser, espuma densa e cirurgia são alguns exemplo”, informa o angiologista Jayme Ramos. O tratamento das causas associadas, ou seja, tudo aquilo que provoca o surgimento das varizes, também é importante.

Fatores de risco e tratamento de varizes


“Existem diversos fatores que pioram ou colaboram para o desenvolvimento de um quadro de doença varicosa. Alguns deles são obesidade, sedentarismo, gestações repetidas, tratamentos hormonais, alguns tipos de exercícios e aumento da pressão venosa nos membros inferiores”. Além disso, vale citar também a carga genética, idade avançada e 
ser do sexo feminino.

Portanto, se você deseja e precisa se prevenir e tratar varizes, bem como suas possíveis complicações, deve buscar adotar em sua vida algumas práticas. Atividade física e dieta balanceada são interessantes, sobretudo para promover o emagrecimento e evitar a obesidade. Se você já sofre com varizes, vale também evitar roupas apertadas e buscar elevar as pernas sempre que possível.  

Complicações decorrentes de um quadro de varizes


Mas afinal, quais seriam as complicações decorrentes de um quadro de varizes? Segundo Dr. Jayme, normalmente as complicações mais comuns dessa doença são: sangramento, alteração de cor de pele, dermatites, alteração da estrutura da pele e desenvolvimento de úlceras venosas que podem servir de porta de entrada para infecções.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
cardiovascular
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

25 comentários para "Como evitar complicações no quadro de varizes?"

ROSELI Marcelino

Eu tenho muitos vasos e varizvarize também

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roseli, realize uma consulta com o angiologista para que ele possa avaliar o seu caso e passar as condutas adequadas. Abraços.

LUCIA MARIA

Bom dia!Fiz uma cirurgia aproximadamente uns dois anos,uso a meia 3/4 diariamente, mas continuo sentindo muitas dores na perna esquerda, tomo remédio a dor passa, mas depois volta, o que posso fazer para aliviar essa dor?Ainda tenho muitos vasos,mas o tratamento sai caro, existe alguma forma de acabar com os vasos sem gastar muito?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucia, retorne com o médico que prescreveu o tratamento, relate os seus sintomas para que ele indique o tratamento adequado para minimizá-los. Melhoras.

Cláudia

Tem algum tratamento como estes de propaganda?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cláudia, realize uma consulta com o médico especialista, assim ele poderá verificar qual é o melhor tratamento para o seu caso. Abraços.

celi dos santos mattos

TENHO INFLAMAÇÕES DE VARIZES ESPOSTA, UMA FERIDA COM5 CM. DE DIÂMETRO, DOI MUNHO DURANTE O DIA E A NOITE, FAÇO CORATIVO COM POMADA, MAS NÃO ESTA FECHANDO,QUAL O TRATAMENTO QUE DEVO FAZER ?AGUARDO RESPOSTA

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Celi, é complicado indicar uma conduta sem ter acompanhado seu quadro clínico. Verifique o que o médico que a acompanha por todo esse percurso indica como forma de minimizar os sintomas dos problemas que você apresenta. Melhoras.

Maria de Fátima torres Cruz

Tenho muitas varizes.ja fis duas cirurgias , mais continua.nåo consigo mim livrar delas,um grande abraço.

Alvarina Ribeiro R. Alves, já fiz três cirurgias e não adiantou quase nada.fiz varias tratamentos com agulhas e minhas pernas ficaram marcadas de roxo.mesmo usando pomadas. Será o tratamento com espuma pode melhorar?

undefined

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alvarina, somente o médico avaliando o seu histórico, poderá indicar o tratamento para o seu problema. Realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te orientar. Melhoras.

JOSE PAULO

BOA NOITE.TEM PROBLEMAS DE ARTROSE NOS DOIS JOELHOS E TAMBEM PROBLEMAS DE CIRCULACAO TRABALHO SENTADO, POSSO FAZER CAMINHA DE 30 MINUTOS DIA, ISSO PODE COMPLICAR MINHA ARTROSE OU PODE AJUDAR A DIMINUIR AS DORES QUE SINTO ESTOU ACIMA DO PESO.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jose Paulo, caminhadas, natação, fisioterapia e alongamentos são exercícios indicados, mas sempre com supervisão e permissão médica. Abraços.

Suely

Fiz 1 cirurgia de varais há 25 anos atrás,hoje sinto muitas dores nas pernas na operada e na outra , inchaço, formalmente.tô tomando Flávio 450 50.o que mais posso fazer para ter mais alivio? Bom dia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Suely, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento e relate os sintomas que ainda persistem, assim ele poderá indicar a conduta adequada para o seu caso. Melhoras.

ANa Aparecida Manfrin

Tenho que fazer uma cirurgia Safenectomia Exerese de Coleterais Bilateral Nivel 2 – o que significa?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana. Você deve conversar com seu médico para que ele possa orienta-la de forma completa sanando suas dúvidas sobre a cirurgia indicada para você. Desejamo sucesso no seu tratamento. Abraços.

Angelica Fonseca

Bom dia! Tenho 48 anos , Fiz uma cirurgia de varizes há 20 dias, retirei a safena de minha perna esquerda. Gostaria de saber se posso fazer exercícios físicos como musculação, aeróbicos, caminhadas , corrida (impacto) etc…. Tenho vários vasinhos e uma carga genética desfavorável. Qual seriam os mais indicados para a prevenção de problemas futuros?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angelica. Para a indicação das atividades físicas mais adequadas para você é necessário uma consulta presencial com o angiologista. Cada paciente possui sua particularidade e só é possível fazer essa indicação após exames. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias como essa. Até a próxima.

Elenice Oliveira Sacui

Bom dia tenho ma circulação minha pernas parte inferior estão escuras sinto muita dor nas pernas tomo o remédio e a dor passa depois volta sou sedentária quais os exercícios que posso começar a fazer .obg

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elenice. Cada paciente possui sua particularidade e para a indicação das atividades físicas mais adequadas é necessário buscar uma consulta presencial com o angiologista. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até breve.

Vera

Eu tenho que tomar 03 remedios da Ache. .Alginac 1000Diosmim e o ArtroliveEu só tenho que tomar…porque nãoTenho mais condições de comprarMesmo com os descontos fica fora do meu orçamento

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vera. O Cuidados pela Vida oferece, além do desconto em produtos participantes, dicas sobre saúde e orientações de enfermeiros e farmacêuticos, disponíveis 24hs para você e seus familiares. Manter o tratamento da forma correta é essencial para sua qualidade de vida. Converse com seu médico sobre seu momento, pois ele poderá lhe orientar sobre quais opções você pode ter.

Ivanete Barreto Cabral Valeriano

Desde os meus 17 anos sofro com problemas sérios de varizes : duas cirurgias aplicações mil.E agora uns 2 anos me apareceu uma marcha escura que muito me incomoda principalmente esteticamente. Faço drenagem linfática e uso Diosmim SDU que me mantém sem dor,tenho 61 anos peso 89 kg.Já fui a vários médicos na cidade a qual Eu moro e Itaperuna e Muriaé. Me ajude por favor.Esse creme clareador,posso usar. Espero resposta . Obrigada Doutor

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivanete. Agradecemos por compartilhar seu comentário. De acordo com o especialista Dr. Rodrigo Bono Fukushima, O tratamento das varizes inclui a realização de cirurgias quando as abordagens tradicionais aplicadas inicialmente, com remédios, por exemplo, não apresentam resultado. Porém, mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Só é possível indicar o tratamento mais adequado para você diante de uma consulta presencial. Converse com seu angiologista para que ele possa orienta-la de forma completa. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.