As varizes são apenas um problema estético?


  • +A
  • -A

As varizes podem ser facilmente identificadas quando aparecem aqueles pequenos vasinhos vermelhos que se assemelham a teias de aranhas ou até mesmo veias elevadas na pele. Elas podem causar dores e cansaço nas pernas, mas não podem ser encaradas apenas como um problema estético. “A variz é uma insuficiência venosa e é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Sempre melhor do que tratar é prevenir o aparecimento do problema”, explica a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro.

Angiologista dá dicas de como prevenir o aparecimento de varizes

Saber o que pode ser feito é de fundamental importância para manter a saúde das pernas. Para a médica, todas as pessoas deveriam seguir, pelo menos, três passos para evitar as varizes. Confira:

  • Manter uma atividade física pelo menos duas vezes por semana: a atividade física (qualquer uma), mantém a circulação ativa e fortalece a musculatura das pernas, ajudando no retorno venoso no dia-a-dia.
  • Manter o peso ideal: cada quilo a mais vai sobrecarregar as pernas e consequentemente prejudicar o trabalho das veias, aumentando a pressão sobre elas.
  • Usar meias elásticas para trabalhar: hoje já existem meias com efeito climático que não deixam acumular calor nas pernas, além de meias estéticas com transparência e até mesmo meias anticelulite. Não é necessário utilizar meias longas. A meia 3/4 (até perto do joelho), é suficiente para prevenir a doença.

Quais são os tratamentos para varizes?

As varizes podem ter vários estágios, do mais leve ao mais grave, por isso a importância de um diagnóstico do angiologista para saber qual a melhor opção de tratamento para a doença. Em alguns casos, as famosas aplicações no consultório aliadas a medicamentos, como os flebotônicos, são o suficiente para o controle da doença, mas em outros, a cirurgia é necessária. Veja a lista de opções:

  • Ablação de safenas a laser ou por radiofrequência.
  • Cirurgia de varizes convencional: na qual retira-se as veias calibrosas doentes e muitas vezes, retira-se a veia safena insuficiente.
  • Escleroterapia com espuma: feito no consultório, injetando um medicamento que é transformado em uma espuma. Essa espuma é capaz de “secar” qualquer calibre de veia, inclusive pode ser utilizada nas Safenas.
  • Microcirurgia sem bisturi: retira-se as varizes de pequeno e médio calibre e veias nutrícias (as veias que nutrem os vasinhos), através de furinhos na pele, sem cortes de bisturi.

A predisposição genética é um fator de risco para o aparecimento de varizes

De acordo com a angiologista, a predisposição genética aliada a outros fatores, como trabalhar muitas horas seguidas em pé ou sentado, por exemplo, é o suficiente para dar início à insuficiência venosa. “Outros fatores que agravam o problema das varizes são: obesidade, sedentarismo, multiparidade (várias gestações) e a síndrome pós-trombótica. A síndrome pós-trombótica nada mais é do que aparecimento de varizes, manchas na pele e edema (inchaço) nas pernas de pessoas que tiveram trombose”, finaliza a médica.

Dra. Thayane Guimarães é angiologista e cirurgiã vascular especialista em: diagnóstico vascular não-invasivo, flebologia, linfologia, tratamento de varizes com laser – CRM 52943410

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "As varizes são apenas um problema estético?"

Jeane

Dicas excelentes pois sofro com isso a vários anos.

Inalda Mitoso

Excelentes indicações pois estou prestes a realizar um procedimento com espuma e lazer. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Inalda, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Josamarcio Pereira Dias

Bom dia! muito obrigado pelas informacoes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josamarcio, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Maria Antonieta Simões

Agradeço as informações, minha médica pediu um eco-dopper para uma avaliação.

Maria Augusta

Adorei saber sobre as meias climáticas, porque o problema das meias elásticas é o desconforto do calor…Amei a dica……

Angelica Reis

Este e-mail veio bem na hora! Acabo d me submeter à cirurgia d varizes simples. Optei pela meia 7/8, pois me sinto desconfortável com a 3/4. Ouvi falar q tem uma até a cintura. Vale a pena???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angelica, há três tipos de meias que podem ser adquiridas em farmácias, lojas de departamento ou em casas especializadas. Conforme informa o angiologista Dr. Carlos Peixoto: “As meias podem ter alta, média ou de suave compressão. As extensões são: 3/4 (até os joelhos), 7/7 (até as coxas) e a meia calça (até o quadril). Seus tamanhos são variados e as medidas, de forma geral, devem ser mensuradas pelo médico (angiologista ou um cirurgião vascular)”. Abraços.

Jose Beniste

Aprendi bastante, com explicações de fácil entendimento., Vou me cuidar

Veriane de Oliveira Alvarez

Gostei muito desse comentário.

Tamiris

Aprendir muito, vou mim cuidar mais, pois desde a minha primeira gravidez apareceram alguns vazinhos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tamires, nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Dinei

Muito satisfeito com ae explicações obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dinei, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Celia Fernandes

Eu uso um medicamento para aliviar dores nas varizes chamado Diosmim, porem o custo dele teve um aumento muito alto, meu médico recomendou que eu não usasse o manipulado. Gostaria de saber por qual similar posso trocar.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Celia, o ideal é que você siga a prescrição do médico. O produto Diosmin participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

leila neves horta

gostaria de saber se qualquer pessoa pode fazer tratamento com espuma e se há riscos. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leila, somente após uma avaliação do paciente o médico irá prescrever o tratamento ideal para cada caso. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/escleroterapia
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.