As varizes são apenas um problema estético?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Thayane Guimarães
- +A
- -A
As varizes podem ser facilmente identificadas quando aparecem aqueles pequenos vasinhos vermelhos que se assemelham a teias de aranhas ou até mesmo veias elevadas na pele. Elas podem causar dores e cansaço nas pernas, mas não podem ser encaradas apenas como um problema estético. “A variz é uma insuficiência venosa crônica, ou seja, não tem cura. Sempre melhor do que tratar é prevenir o aparecimento do problema”, explica a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro.
Angiologista dá dicas de como prevenir o aparecimento de varizes
Saber o que pode ser feito é de fundamental importância para manter a saúde das pernas. Para a médica, todas as pessoas deveriam seguir, pelo menos, três passos para evitar as varizes. Confira:
- Manter uma atividade física pelo menos duas vezes por semana: a atividade física (qualquer uma), mantém a circulação ativa e fortalece a musculatura das pernas, ajudando no retorno venoso no dia-a-dia.
- Manter o peso ideal: cada quilo a mais vai sobrecarregar as pernas e consequentemente prejudicar o trabalho das veias, aumentando a pressão sobre elas.
- Usar meias elásticas para trabalhar: hoje já existem meias com efeito climático que não deixam acumular calor nas pernas, além de meias estéticas com transparência e até mesmo meias anticelulite. Não é necessário utilizar meias longas. A meia 3/4 (até perto do joelho), é suficiente para prevenir a doença.
Quais são os tratamentos para varizes?
As varizes podem ter vários estágios, do mais leve ao mais grave, por isso a importância de um diagnóstico do angiologista para saber qual a melhor opção de tratamento para a doença. Em alguns casos, as famosas aplicações no consultório aliadas a medicamentos, como os flebotônicos, são o suficiente para o controle da doença, mas em outros, a cirurgia é necessária. Veja a lista de opções:
- Ablação de safenas a laser ou por radiofrequência.
- Cirurgia de varizes convencional: na qual retira-se as veias calibrosas doentes e muitas vezes, retira-se a veia safena insuficiente.
- Escleroterapia com espuma: feito no consultório, injetando um medicamento que é transformado em uma espuma. Essa espuma é capaz de “secar” qualquer calibre de veia, inclusive pode ser utilizada nas Safenas.
- Microcirurgia sem bisturi: retira-se as varizes de pequeno e médio calibre e veias nutrícias (as veias que nutrem os vasinhos), através de furinhos na pele, sem cortes de bisturi.
A predisposição genética é um fator de risco para o aparecimento de varizes
De acordo com a angiologista, a predisposição genética aliada a outros fatores, como trabalhar muitas horas seguidas em pé ou sentado, por exemplo, é o suficiente para dar início à insuficiência venosa. “Outros fatores que agravam o problema das varizes são: obesidade, sedentarismo, multiparidade (várias gestações) e a síndrome pós-trombótica. A síndrome pós-trombótica nada mais é do que aparecimento de varizes, manchas na pele e edema (inchaço) nas pernas de pessoas que tiveram trombose”, finaliza a médica.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Thayane Guimarães
Angiologia
CRM: 52-943410 / RJ
- 23 comentários para "As varizes são apenas um problema estético?"
-
Angelica Reis
Este e-mail veio bem na hora! Acabo d me submeter à cirurgia d varizes simples. Optei pela meia 7/8, pois me sinto desconfortável com a 3/4. Ouvi falar q tem uma até a cintura. Vale a pena???
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Angelica, há três tipos de meias que podem ser adquiridas em farmácias, lojas de departamento ou em casas especializadas. Conforme informa o angiologista Dr. Carlos Peixoto: “As meias podem ter alta, média ou de suave compressão. As extensões são: 3/4 (até os joelhos), 7/7 (até as coxas) e a meia calça (até o quadril). Seus tamanhos são variados e as medidas, de forma geral, devem ser mensuradas pelo médico (angiologista ou um cirurgião vascular)”. Abraços.
-
Tamiris
Aprendir muito, vou mim cuidar mais, pois desde a minha primeira gravidez apareceram alguns vazinhos.
-
Celia Fernandes
Eu uso um medicamento para aliviar dores nas varizes chamado Diosmim, porem o custo dele teve um aumento muito alto, meu médico recomendou que eu não usasse o manipulado. Gostaria de saber por qual similar posso trocar.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Celia, o ideal é que você siga a prescrição do médico. O produto Diosmin participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.
-
leila neves horta
gostaria de saber se qualquer pessoa pode fazer tratamento com espuma e se há riscos. Obrigada.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Leila, somente após uma avaliação do paciente o médico irá prescrever o tratamento ideal para cada caso. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/escleroterapia
Abraços. -
Rita
Bom dia! Fiz retirada de varizes a 6 meses, é percebi q as varizes já voltaram no mesmo local q foi feita a cirurgia,continuo com dores e me apareceram muitos vasinhos na perna. Será q o médico não tirou as varizes ou podem surgir em tão pouco tempo outras? Obrigada
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Rita, de acordo com o angiologista Dr. Rodrigo Bono Fukushima mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Por isso, os demais cuidados associados ao tratamento devem ser seguidos paralelamente à cirurgia. Confira mais informações sobre esse tema clicando no link abaixo. Até logo.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/varizes/varizes-podem-voltar-cirurgias
-
Ana Marques
Gostaria de saber se quem já fez cirurgia de varizes ! E no meu caso vou fazer a segunda ! É recomendado usar meia 3/4 pq usei algumas vezes e indicada por um vascular e senti que além de apertar apareceu mais vasos !
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ana, As meias de compressão utilizadas no tratamento de varizes ajudam a melhorar a circulação sanguínea, evitando que o fluxo se concentre nos membros inferiores. Um quadro de varizes é formado justamente por esse acúmulo do sangue nas pernas, sem conseguir subir e ir para o restante do corpo. A pressão gradual que essas meias especiais fazem facilita esse processo. De acordo com o angiologista Dr. Rodrigo Bono Fukushima Antes do paciente adquirir uma meia de compressão, devem ser tomadas as medidas do diâmetro de sua perna, pois a ação das meias de compressão depende do nível adequado de pressão. Como as meias são feitas de um tecido elástico, a pressão correta depende do estiramento do tecido. Se esticar muito a meia, a pressão aumenta, e se esticar pouco, a pressão diminui. Converse com seu médico para que seja feita a indicação do tratamento mais adequado para você. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.