O uso do protetor solar pode ajudar a diminuir a oleosidade da pele?

  • +A
  • -A

Quem tem a pele oleosa costuma achar ainda mais desagradável a ideia de passar um protetor solar em cima, já que alguns produtos deixam um aspecto oleoso, “melado” e incômodo. No entanto, além dos cuidados fundamentais com a hidratação, controle da acne e da própria oleosidade, a proteção solar é fundamental para quem têm tendência à oleosidade na pele. Quer saber como conciliar essa proteção com o cuidado da pele oleosa? Confira!

Controle da oleosidade é fundamental e pode ser aliado à proteção solar


O cuidado com a pele oleosa sempre visa o controle – e não a eliminação – do sebo, já que ele é extremamente importante para a hidratação adequada da pele. Nesse contexto, existem diversos produtos que combinam ativos que oferecem não apenas o controle duradouro da oleosidade, mas também renovação e melhora da textura da pele e ações anti-inflamatória (para combater a acne), antibacteriana e calmante. O ácido salicílico, por exemplo, é um ativo importante para o controle da oleosidade, já que tem efeito esfoliante e auxilia na desobstrução dos poros.

Em relação ao protetor solar, é possível encontrar produtos com a tecnologia oil control, que oferece o equilíbrio da oleosidade sem efeito rebote, evitando superprodução de sebo e sem obstrução dos poros. Isso tudo, claro, aliado ao fator de proteção solar (FPS) adequado e eficiente no combate aos efeitos negativos dos raios ultravioleta.

Como a recomendação dos especialistas é que o filtro solar seja utilizado todos os dias, esta é uma opção muito interessante para ter em mãos, especialmente se você sofre com excesso de oleosidade na pele. Além do filtro solar, há outros produto que ajudam no combate à oleosidade da mesma forma e merecem ser pesquisados. Consulte sempre um dermatologista de confiança para saber quais produtos usar.

Cuidado para não retirar demais a oleosidade da pele


Segundo a dermatologista Marcela Benez, outra forma de controlar a oleosidade é apostar na hidratação. “Quando se hidrata a pele oleosa, ela entende que deve diminuir sua produção de sebo”, afirma a especialista. Porém, deve-se ter em mente que a oleosidade em si não é um problema. Na verdade, é importante para o funcionamento do corpo, pois cria uma camada de proteção natural. Quando a oleosidade é removida exageradamente, é possível que haja produção aumentada de sebo pela pele, para compensar.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O uso do protetor solar pode ajudar a diminuir a oleosidade da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.