html O uso de unhas postiças pode causar síndrome das unhas frágeis?

O uso de unhas postiças pode causar síndrome das unhas frágeis?


  • +A
  • -A

O número de mulheres que optam por colocar unhas postiças está cada vez maior nos últimos anos e não é difícil entender esse fenômeno. As unhas artificiais garantem um visual impecável que não se desgasta, ao contrário do que acontece com as unhas naturais quando são pintadas com esmalte. Porém, a aplicação de unhas postiças pode comprometer a saúde das unhas naturais por diferentes motivos e causar a síndrome das unhas frágeis.


Problemas que as unhas postiças podem trazer para a saúde das unhas naturais


“As unhas postiças são ferramentas que as mulheres usam para se sentirem bem. Ao mesmo tempo em que formam uma película protetora contra traumas, elas aumentam os riscos de desidratação, justamente devido a essa barreira, que impede a penetração mais efetiva dos cremes. Por isso,
não se deve utilizar unhas postiças por longos períodos”, alerta a dermatologista Gabriela Itimura.

Alguns componentes químicos utilizados na aplicação das unhas postiças podem provocar inflamação local, bem como alergias, dor, ardência e até mesmo separação da unha verdadeira da pele. Também existe o risco de infecções, pelo acúmulo de sujeira entre a unha natural e a postiça. Isso facilita a ação de micro-organismos nocivos (vírus e bactérias) capazes de comprometer a saúde da unha.

“Em alguns casos, o preparo para colocar as unhas postiças inclui o lixamento das unhas naturais, o que também as deixa mais porosas (frágeis). A remoção da unha postiça também é um momento crítico, principalmente quando a aplicação é realizada em casa. Nesse cenário, utiliza-se cola de difícil remoção e tudo é feito pela própria pessoa, que normalmente não tem muita experiência”, explica a médica.


Tratamento medicamentoso para unhas frágeis


Mesmo com todos esses riscos, as unhas postiças ainda podem ser aplicadas, desde que seu uso seja feito de forma consciente. “A dica é utilizar unhas postiças ou em gel apenas para ocasiões especiais e hidratar sempre o local após retirá-las”, recomenda Gabriela. Quando o uso já comprometeu a unha natural, o ideal é iniciar o quanto antes o tratamento da síndrome das unhas frágeis, o que pode ser feito com medicamentos
ricos em nutrientes como a biotina, que estimula o fortalecimento das unhas.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriela Itimura

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O uso de unhas postiças pode causar síndrome das unhas frágeis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.