Minhas unhas estão muito fracas. Como evitar que elas quebrem enquanto o tratamento ainda está fazendo efeito?


  • +A
  • -A

As unhas fracas representam um problema que pode se desenvolver por diferentes fatores. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a fragilidade ou sensibilidade das unhas muitas vezes ocorre por procedimentos realizados incorretamente (higienização e manicure, por exemplo). O excesso de umidade nas mãos e o uso de produtos químicos sem luvas de proteção também são fatores de risco. Sendo assim, é preciso atuar diretamente nos fatores desencadeantes para que o problema não se acentue.   

Por exemplo, se sua unha ficou mais fraca, você foi ao especialista e ele concluiu após investigação que isso se deve ao contato excessivo com determinado tipo de esmalte ou por conta do uso de detergente, por exemplo, basta evitar esses hábitos. Aí você pode substituí-los por outras opções menos abrasivas (com substâncias que não agridam suas unhas) ou investir em equipamentos de proteção.

Crescimento lento das unhas exige cuidados mesmo após início do tratamento

Esses cuidados são importantes mesmo quando o tratamento medicamentoso para unhas frágeis já foi iniciado, pois as unhas têm um crescimento lento. Isso quer dizer que até ela crescer já fortalecida pelo tratamento as características de unha frágil ainda estarão presentes, exigindo os mesmos cuidados que podem ser utilizados de forma preventiva.  

“Como a unha tem um crescimento lento, pode ser que o resultado só seja observado após um mês de uso dos medicamentos específicos para fortalecimento da unha. Mas na verdade os resultados são melhores mesmo após três meses de uso dos remédios. Por isso, recomendamos o período mínimo de três meses de tratamento para estas situações de unhas fracas”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Medicamentos com biotina se destacam no tratamento das unhas fracas

A suplementação de biotina é particularmente interessante no contexto do tratamento das unhas frágeis, pois, segundo estudos, esta vitamina, parte do complexo B, funciona como estimulante para a formação de queratina, substância primordial na composição das unhas. A biotina também pode ser encontrada na alimentação, principalmente em cereais integrais, nozes e gema de ovo.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dermatologia/unha/cuidados/cuidados-com-as-unhas/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Minhas unhas estão muito fracas. Como evitar que elas quebrem enquanto o tratamento ainda está fazendo efeito?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.