Sol e esportes: como proteger a pele durante uma atividade com amigos?


  • +A
  • -A

A prática de esportes ao ar livre com amigos é sempre muito prazerosa e empolgante, o que faz com que muitas pessoas saiam de casa apressadas, sem tomar os devidos cuidados que a pele precisa quando fica exposta ao sol. Para ter um dia de diversão perfeito, é deve-se dar essa atenção à saúde da pele, o que pode ser feito com medidas simples.   

 

Métodos de proteção da pele para a prática esportiva ao ar livre

 

“Para proteger a pele durante a prática esportiva ao ar livre, recomenda-se utilizar sempre filtro solar com fator no mínimo 30 e, de preferência, com proteção UVB e UVA. Deve-se reaplicar o produto a cada 2 ou 3 horas, ou sempre que suar ou sair da água. Vale também abusar da proteção física, com uso de chapéu, boné, camiseta e óculos. Hoje em dia existem todos esses produtos com proteção UV também”, informa a dermatologista Daniela Aidar.

É importante lembrar que o protetor solar precisa ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição para que haja tempo de absorção pela pele. Deve-se atentar ainda para a validade do filtro solar, pois quando ele está vencido, além de não proteger corretamente, a pele fica sujeita a irritações. “Para quem pratica esportes ao ar livre, o ideal é utilizar um filtro específico, que não saia tão facilmente com água ou suor. Nenhuma área deve ficar desprotegida, incluindo orelhas e atrás do pescoço”, explica Daniela.

 

Melhores horários para pegar sol e formas de amenizar os efeitos dos raios na pele

 

Os horários ideais para praticar esportes ao ar livre é cedo pela manhã ou no final da tarde, pois durante o dia a intensidade dos raios UVA e UVB é muito intensa. “O UVA é responsável pelo envelhecimento da pele, além de também ser cancerígeno. O UVB é o causador das queimaduras solares e câncer de pele. O pico de radiação UVB ocorre entre 10h-16h. Já o UVA é constante ao longo do dia”, afirma a especialista.

Quem já se expôs ao sol demasiadamente e deseja amenizar seus efeitos na pele pode apostar em alguns métodos, como banhos frios, sem bucha e com sabonetes adequados para pele seca e sensível. “Após o banho, vale também abusar de loções hidratantes e loções pós-sol, com ativos calmantes. Beber bastante água é outra recomendação essencial”, conclui a dermatologista.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Daniela Aidar

Dra. Daniela Aidar

Dermatologia

CRM: 156459 / SP

TAGS
atividade-fisica
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sol e esportes: como proteger a pele durante uma atividade com amigos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.