Por que o sol antes das 10h e após as 16h causa menos danos à pele?


  • +A
  • -A

Os horários de antes das 10h e depois das 16h são considerados mais saudáveis para se tomar sol porque neles a radiação UVB, que provoca queimaduras e aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pele, é menor. Nos momentos do dia compreendidos entre esses horários citados os perigos são maiores e por isso os cuidados devem também ser redobrados.   

Riscos de pegar sol entre 10h e 16h


“O principal risco de se expor sem nenhuma proteção ao sol durante as 10h até as 16h é a queimadura solar. Esse quadro pode levar à formação de bolhas e alteração do DNA das células da pele, o que pode desencadear casos de câncer de pele, principalmente em pessoas com história familiar positiva para esse tipo de tumor”, alerta a dermatologista Maria Paula Muniz Tinoco.

Apesar das recomendações dos dermatologistas em relação aos horários ideais para se pegar sol no dia serem muito difundidas, muitas pessoas ainda optam por se expor ao ar livre em momentos inadequados. Sendo assim, os cuidados com a pele precisam ser levados muito a sério para que não ocorra nenhum tipo de complicação.  

Medidas para se proteger do sol nos horários mais perigosos do dia


De acordo com a especialista, a principal medida para se
proteger do sol é a correta aplicação do filtro solar. Para isso, o produto deve cobrir toda a área do corpo exposta e ser passado 30 minutos antes da exposição. “Dessa maneira o filtro pode fazer uma reação com a pele e garantir a proteção necessária”.

Contudo, apenas o filtro solar não irá garantir a proteção total exigida em um dia de sol quente, especialmente nos horários não recomendados pelos dermatologistas. Além dessa medida, deve-se apostas em bonés, chapéus, barraca ou até mesmo roupas especiais para se proteger do sol, além de hidratação constante. Reaplicar o filtro a cada uma hora também é fundamental.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Maria Paula Muniz Tinoco

Dra. Maria Paula Muniz Tinoco

Dermatologia

CRM: 52-79364-7 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que o sol antes das 10h e após as 16h causa menos danos à pele?"

Raul O. Rauter

Embora seja verdade que o Sol rico em UVB é perigoso no que se refere ao desencadeamento de futuros cânceres de pele, é preciso não esquecer também que, paradoxalmente, os raios UVB são indispensáveis à absorção adequada da importantíssima vitamina D. Pessoas com eventuais baixos teores de 25 hidroxi vitamina D no sangue, devem compensar tal deficiência através de medicação que contenha vitamina D, mas a adequada absorção desta é impossível na ausência do “vilão” UVB. Obviamente, a exposição deve ser feita em pequenas partes do corpo, (as duas coxas ou os braços, por exemplo), mas exatamente nos horários entre 10 e 16 horas, e por tempos limitados pelo médico dermatologista.. O que é igualmente perigosa para a saúde, é a abominação indiscriminada do UVB, é a criação de uma atitude de pavor ao Sol, uma fobia que já está tomando conta de grande parte da população das médias e grandes cidades.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.