A síndrome de unhas frágeis pode causar a queda de uma unha inteira?


  • +A
  • -A

A síndrome das unhas frágeis é uma situação relativamente comum e acomete cerca de 20% das pessoas, especialmente mulheres. As unhas ficam mais finas, quebradiças e crescem com mais dificuldade. Contudo, a queda de uma unha inteira não costuma acontecer como resultado da manifestação desses sintomas.

Queda de unha pode significar problemas como trauma e fungos

“A gravidade da síndrome de unhas frágeis é muito variável. Em alguns casos se observa perda parcial da borda livre da unha, mas a queda da unha inteira não é comum. O mais comum é observar descamação ‘em lascas’ ou fissuras nas bordas das unhas”, afirma a dermatologista Karina Lopes.

Caso ocorra queda de uma ou mais unhas, deve-se pensar em outras patologias, sugere a também dermatologista Gabriela Itimura. “Trauma e fungos, por exemplo, explicariam melhor uma queda de unha. No caso da síndrome, mesmo sem queda de unha, os pacientes sofrem com unha enroscada, esmalte que dura menos e, às vezes, dor, quando o acometimento é intenso”, afirma.  

Causa e tratamento da síndrome das unhas frágeis

A principal causa da síndrome das unhas frágeis é a desidratação. “Essa desidratação é provocada pelo contato com substâncias como detergente, sabão em pó, acetona e até o próprio sabonete. Além disso, distúrbios sistêmicos também devem ser investigados como possíveis causas (anemia e alterações tireoideanas)”, afirma Itimura.

Para evitar piora do quadro, o paciente pode adotar algumas medidas comportamentais que atuem como adjuvantes no tratamento, geralmente realizado com a suplementação da biotina, uma vitamina do complexo B. Dentre elas: Evitar o uso de removedores de esmalte com acetona, assim como a exposição a agentes químicos (solventes, ácidos etc); hidratar as unhas frequentemente; deixar as unhas sem esmalte pelo menos um dia na semana; manter as unhas curtas; e utilizar luvas em situações específicas.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

Dra. Karina Lopes

Dermatologia

CRM: 157665 / SP

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A síndrome de unhas frágeis pode causar a queda de uma unha inteira?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.