Síndrome das unhas frágeis: o que são onicosquizia e onicorrexe?

  • +A
  • -A

A síndrome das unhas frágeis é um problema que deixa as unhas finas, mais moles e com dificuldade para crescer. Essa fragilização pode ser causada por fatores químicos, físicos ou em decorrência de doenças que impedem a formação correta das unhas. A onicosquizia e a onicorrexe são as manifestações mais comuns dessa condição. Descubra quais são as diferenças entre elas!

Síndrome das unhas frágeis provoca descamação e rachaduras nas unhas


“Onicosquizia é a descamação da lâmina da unha, principalmente nas pontas, podendo ocasionar fissuras. Já a onicorrexe são estriações longitudinais que acontecem na superfície da placa ungueal, proporcionando um aspecto irregular das unhas”, informa a dermatologista Janine Pichler.

No entanto, essas manifestações podem variar de acordo com cada caso. Nos mais graves, a síndrome das unhas frágeis pode comprometer por completo a unidade ungueal, a parte dura da unha, composta por queratina e por estruturas que prendem a unha ao dedo, podendo causar até a perda da unha.

Quais são as causas da onicosquizia e da onicorrexe?


A onicosquizia pode ocorrer pelo uso de esmalte, excesso de contato com água, deficiência de vitaminas, desnutrição ou doenças sistêmicas, como alterações da tireoide. Já a onicorrexe ocorre principalmente por fatores idiopáticos, ou seja, sem uma causa definida, fatores sistêmicos, como a anemia, e fatores locais, como trauma, inflamação e infecções”, explica a especialista.

Segundo a médica, alguns cuidados podem ser tomados para que as unhas fiquem mais saudáveis e protegidas. É recomendado evitar o contato sem proteção e de forma frequente com água e detergentes, evitar o uso excessivo de esmaltes e removedores e não retirar as cutículas, que funcionam como barreira de proteção contra fungos e bactérias. 

Outro cuidado importante é com a alimentação. A biotina, também conhecida como vitamina B7, estimula o fortalecimento e contribui para melhorar a saúde das unhas. Ela pode ser obtida tanto pela suplementação quanto pelo consumo de alimentos, como nozes, amendoim, couve-flor e tomate. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Janine Pichler

Dra. Janine Pichler

Dermatologia

CRM: 173902 / SP

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Síndrome das unhas frágeis: o que são onicosquizia e onicorrexe?"

María Cristina silva

Muito bom otimo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, María Cristina. Ficamos felizes em saber que você gostou da matéria. Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.