A síndrome das unhas frágeis pode causar a perda de uma unha?

  • +A
  • -A

Unhas frágeis, debilitadas, finas, moles e com dificuldade de crescimento, essas são as características de uma condição chamada de síndrome das unhas frágeis (SUF). Trata-se de uma diminuição da resistência da unha, que pode ser ocasionada por fatores químicos, físicos ou por condições intrínsecas ao organismo, como doenças que impeçam a formação correta das unhas. Essa condição pode causar a perda de uma unha? Descubra!

A síndrome das unhas frágeis pode levar a perda de um terço da unha


Segundo a dermatologista Janine Pichler, são raros os casos em que um quadro de SUF leva a perda total da unha, mas a gravidade pode variar. Nos casos mais graves, as unhas frágeis comprometem a unidade ungueal, que é composta pela parte dura da unha,
formada pela proteína queratina, e por outras estruturas que prendem a unha ao dedo. 

“Clinicamente, as manifestações mais usuais da SUF são a onicosquizia, descamação lamelar da borda livre ungueal, e a onicorrexe, caracterizada por alteração da espessura da lâmina ungueal e estriações”, explica a médica. Ou seja, no geral, a síndrome cursa com descamação e afinamento das unhas, não com a queda completa das mesmas.

Alimentos ricos em vitamina B7 fortalecem as unhas


Além da ação de agentes externos, que podem causar traumas as unhas, acredita-se que uma
alimentação carente, principalmente em vitaminas, pode contribuir para o problema. A biotina, uma vitamina do complexo B também conhecida como B7, é um nutriente que estimula o fortalecimento e contribui para melhorar a saúde das unhas. Em casos mais graves, é comum que o tratamento envolva suplementação oral desse composto, mas ele pode ser obtido através de alimentos como amendoim, nozes, tomate, couve-flor, gema de ovo, entre outros.

Para uma recuperação efetiva, é recomendado que outras medidas também sejam empregadas no tratamento, como adotar intervalos regulares no uso de esmalte, evitar o uso de acetona, não roer as unhas e mantê-las curtas e limpas. Vale lembrar que é fundamental procurar um profissional especialista para a avaliação do quadro, uma vez que unhas frágeis podem também indicar outras doenças.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Janine Pichler

Dra. Janine Pichler

Dermatologia

CRM: 173902 / SP

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A síndrome das unhas frágeis pode causar a perda de uma unha?"

Rosana Campos

acho que não

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosana. A perda total não, mas parcial sim, por isso é muito importante atentar-se para a saúde das unhas. Continue conosco para mais matérias como essa. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.