A síndrome das unhas frágeis pode ser resultado de uma má alimentação?


  • +A
  • -A

A saúde das unhas depende da presença de nutrientes importantes que podem ser obtidos também pela alimentação. Portanto, indivíduos que se alimentam mal, com refeições pouco nutritivas e/ou em quantidades insuficientes, têm risco aumentado de sofrerem com a síndrome das unhas frágeis.

 

Síndrome das unhas frágeis e alimentação

 

“A unha é dependente de proteína para sua produção, então uma dieta com pouca oferta de dessa substância leva à fraqueza da unha. Além disso, uma dieta rica em complexo B, ferro e biotina são igualmente importantes para a saúde ungueal”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Para obter esses nutrientes, deve-se apostar no consumo de alimentos como: gelatina, leite, ovo, fígado, abacate, espinafre, batata doce, couve, entre outros. Caso a dieta não seja o suficiente para atingir a quantidade ideal dos nutrientes importantes para a saúde da unha, pode-se recorrer à suplementação.  

 

Outros cuidados com a saúde das unhas

 

Além do cuidado com a alimentação, é importante adotar outras medidas relevantes para a manutenção da saúde ungueal, como por exemplo usar cremes hidratantes, óleos e bases fortalecedoras para as unhas. “Também é fundamental manter as unhas curtas e limpas e diminuir o esmalte. Recomenda-se ainda evitar usar unhas em gel ou em porcelana”, recomenda Gabriella.

Todas essas medidas são indicadas tanto na prevenção quanto no tratamento das unhas frágeis. No caso específico do tratamento, ou seja, pensando naqueles que já sofrem do problema, a suplementação de biotina é uma das principais avenidas de tratamento e deve ser discutida com o médico.

 

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 71503-4

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A síndrome das unhas frágeis pode ser resultado de uma má alimentação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.