Sabonete para pele oleosa: descubra se a versão líquida ou em barra é a melhor para você


  • +A
  • -A

Quem tem pele oleosa sabe da dificuldade de mantê-la livre do excesso de brilho, mas é no ritual da limpeza que se dá o passo mais importante para que a epiderme fique leve e sequinha. “É um ato simples, mas que deixa a região do rosto saudável e viçosa”, afirma a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba.

 

Com as inúmeras opções de sabonete em barra e líquido, é normal surgir a dúvida de qual é o mais apropriado para peles oleosas. De acordo com a doutora, ambas versões podem ser utilizadas: “As duas higienizam peles oleosas, desde que na composição estejam presentes agentes específicos para esta finalidade”, conta a profissional.

 

Qual a diferença do sabonete em barra para a versão líquida?

 

Segundo a Dra. Luciana, a principal diferença entre as texturas está no potencial de hidrogênio (pH) de cada composição. “Os sabonetes sólidos tendem a ser mais alcalinos, podendo agredir peles reativas (sensíveis). Já o pH da versão líquida tende a ser parecido com o da pele, conferindo sensação de suavidade”, explica a especialista.

 

Portanto, se você tiver a pele oleosa e sensível, a dermatologista recomenda a versão do sabonete líquido. Para outros casos, vai de acordo com sua preferência.

 

Como lavar o rosto com sabonete em barra x com o líquido?

 

Muita gente acha que basta pegar o sabonete em barra, molhar e passar no rosto. No entanto, de acordo com a dermatologista, se a pele tiver tendência à sensibilidade, este ato, por si só, agride a região. “Caso a cútis seja sensível, recomendo fazer uma espuma com a barra e aplicar apenas ela no rosto, massageando suavemente”, recomenda.

 

Já a versão líquida pode ser depositada na palma da mão – o equivalente ao tamanho de uma avelã – e aplicada diretamente no rosto já úmido. “O gestual deve ser delicado. Já tive pacientes que diziam que ‘esfregavam’ a pele da face!”, alerta a dermatologista. “Trate-a com carinho para evitar novos problemas. Não é necessário fazer força para remover o brilho da região, as substâncias contidas nos produtos dão conta disso”. Se houver contato com o produto na região dos olhos, enxágue com bastante água.

Dra. Luciana Kalache, de Curitiba, é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM: 025411 – PR

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
acne
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sabonete para pele oleosa: descubra se a versão líquida ou em barra é a melhor para você"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.