O que é rosácea? Quais são as características?


  • +A
  • -A

A rosácea é uma inflamação crônica caracterizada por uma vermelhidão na face e por alterações de vasos na pele e que afeta mais mulheres do que homens, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). As causas para o problema, que afeta mais as mulheres que os homens, ainda são investigados por médicos e pesquisadores, mas segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, sabe-se que o fator genético é essencial para o surgimento da doença. Outros fatores são mudanças no tempo, alterações de humor e de hormônios, consumo de comidas quentes e banhos quentes.

Rosácea é diferente da vermelhidão causada pelo sol


A
exposição à luz do sol também provoca rubor facial, mas existem algumas diferenças importantes. “No caso da rosácea, a vermelhidão se concentra no nariz e nas bochechas, na maioria dos casos, enquanto o sol irá queimar outras partes também, como testa, queixo e contorno da mandíbula“, explica a profissional.

Pacientes com a rosácea podem notar também uma acentuação dos vasos capilares e o desenvolvimento de pústulas, pequenas bolhinhas inflamadas e amareladas que incomodam esteticamente. Estas pústulas não são provocadas pela luz solar e são diferentes da acne porque não têm pontos pretos. Algumas pessoas podem sentir ainda inchaço das pálpebras e ressecamento dos olhos.

Entenda como funciona o tratamento da rosácea


“O uso de creme com
ação calmante e anti-inflamatória pode atenuar o quadro e, quando há colonização com o ácaro Demodex folliculorum, indica-se enxofre ou permetrina tópicos”, aconselha Gabriella. A rosácea também pode ser tratada com antibióticos, dermoabrasão e uso de laser para amenizar a vermelhidão na face.

O tratamento é essencial para evitar complicações da doença nos casos graves, que são mais raros. A mais frequente é o aumento do tamanho do nariz, resultado do acúmulo de tecidos e do espessamento da pele na região. O problema é conhecido como rinofima. Outra forma de evitar a piora da rosácea é ficar atento à alimentação, reduzindo o consumo de alimentos muito quentes, apimentados e ricos em sódio.

 

Foto: Shutterstock

 

Fonte da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/rosacea/62/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O que é rosácea? Quais são as características?"

Maria Antônia

Excelente matéria. Adorei.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Maria Eliete dos santos alves

Gostei e gosto da página estou lendo sobre peles tenho muitas machas e gostaria de tratarlo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Ficamos felizes em saber que nossas matérias tem lhe agradado. Consultar um dermatologista é crucial para iniciar o tratamento mais adequado para você. Continue por aqui para mais matérias e informações como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.