De que forma roer as unhas prejudica a saúde ungueal?


  • +A
  • -A

Você é daquelas pessoas que têm o costume de roer as unhas quando está nervosa ou impaciente? Por mais que isso seja algo comum, é importante saber que esse vício deve ser evitado a todo custo porque pode prejudicar a saúde ungueal. Confira quais são os malefícios desse hábito, que recebe o nome de onicofagia. 

Roer as unhas pode causar síndrome das unhas frágeis


“Roer as unhas não é só um problema estético. Além de deixar a aparência desagradável, leva à perda da proteção das estruturas do aparelho ungueal com o passar do tempo e isso pode facilitar a
entrada de micro-organismos, sejam bactérias ou fungos, e promover uma infecção”, afirma a dermatologista Christiane Ribeiro. 

O costume de roer as unhas pode ainda provocar o desenvolvimento da síndrome das unhas frágeis, condição que afeta cerca de 20% da população e que altera estrutura das unhas e causa fissuras. Como consequência, toda a estrutura ungueal fica fragilizada e mole, sujeita a quebras, à escamação e ao surgimento de estrias.

Saiba como é possível proteger a saúde ungueal


Segundo a médica, na maioria das vezes, a mania de roer as unhas é causada por problemas emocionais, como
grandes níveis de ansiedade e de insegurança. “Explico a importância de evitar esse tipo de compulsão e dou alternativas, como fazer alongamento de unhas, fazê-las com mais frequência e discuto cores de esmaltes. Quando avalio que o problema é mais importante, encaminho para uma psicoterapeuta”, explica a especialista. 

Outra opção sugerida pela dermatologista para evitar o hábito de roer as unhas e prevenir um agravamento no seu estado de saúde é colocar proteções nas unhas, como bandagem, microporos e trabalhos manuais. Além disso, Dra. Christiane também prescreve medicações para promover o fortalecimento da unha agredida. Entre as substâncias que têm essa capacidade está a biotina, uma vitamina muito importante para a saúde ungueal. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Christiane Ribeiro

Dra. Christiane Ribeiro

Dermatologia

CRM: 64568 / SP

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "De que forma roer as unhas prejudica a saúde ungueal?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.